Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60171
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUENO, José Maurício Haas | - |
dc.contributor.author | MENDONÇA, Nórthon Roberto Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T14:41:19Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31T14:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Nórthon Roberto Ferreira de. Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e níveis de Burnout de professores de escolas públicas: estudo controlado e randomizado. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60171 | - |
dc.description.abstract | A síndrome de burnout é resultado de um estresse crônico não gerenciado adequadamente no ambiente de trabalho, impactando negativamente indivíduos, organizações e a economia. Esse fenômeno social é especialmente prevalente entre professores, podendo afetar sua capacidade laboral e a qualidade da educação oferecida a crianças e adolescentes. Com base no modelo de Demandas e Recursos (JD-R), este estudo propôs a Inteligência Emocional (IE) como um recurso potencial para mitigar os efeitos do burnout e prevenir sua ocorrência entre professores. Utilizando o modelo de IE de Salovey e Mayer, que define IE como uma habilidade desenvolvível, foi realizado um ensaio clínico randomizado controlado. Este estudo avaliou os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (MBHP), com duração de 8 semanas, sobre a IE, o burnout e o nível de mindfulness em professores de escolas públicas brasileiras. A amostra consistiu em 136 participantes, divididos em grupo experimental (N = 65) e grupo controle em lista de espera (N = 71), em um desenho experimental longitudinal com pré-teste, pós-teste, follow-up e crossover. As hipóteses principais eram: 1) a intervenção aumentaria a IE e diminuiria o burnout, 2) a IE mediaria os efeitos da intervenção, e 3) a aderência ao mindfulness moderaria os efeitos da intervenção. As análises incluíram ANOVAs de medidas repetidas e análises de mediação e moderação. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos experimental e controle pós-intervenção. A análise indicou que a IE não mediou os efeitos da intervenção, mas a aderência ao mindfulness desempenhou um papel moderador significativo. Estes achados são discutidos em detalhes na tese, juntamente com sugestões para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mindfulness | pt_BR |
dc.subject | Burnout | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensaio Clínico | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.title | Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e níveis de Burnout de professores de escolas públicas : estudo controlado e randomizado | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DEMARZO, Marcelo Marcos Piva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8975093686727164 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234468186786568 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Burnout syndrome is the result of chronic stress that is not adequately managed in the workplace, negatively impacting individuals, organizations and the economy. This social phenomenon is especially prevalent among teachers, which can affect their work capacity and the quality of education offered to children and adolescents. Based on the Demands and Resources (JD-R) model, this study proposed Emotional Intelligence (EI) as a potential resource to mitigate the effects of burnout and prevent its occurrence among teachers. Using Salovey and Mayer's EI model, which defines EI as a developable skill, a randomized controlled clinical trial was carried out. This study evaluated the effects of a mindfulness-based intervention (MBHP), lasting 8 weeks, on EI, burnout and the level of mindfulness in teachers from Brazilian public schools. The sample consisted of 136 participants, divided into an experimental group (N = 65) and a waiting list control group (N = 71), in a longitudinal experimental design with pre-test, post-test, follow-up and crossover. The main hypotheses were: 1) the intervention would increase EI and decrease burnout, 2) EI would mediate the effects of the intervention, and 3) adherence to mindfulness would moderate the effects of the intervention. Analyzes included repeated measures ANOVAs and mediation and moderation analyses. The results showed significant differences between the experimental and control groups post-intervention. The analysis indicated that EI did not mediate the effects of the intervention, but mindfulness adherence played a significant moderating role. These findings are discussed in detail in the thesis, along with suggestions for future research. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Nórthon Roberto Ferreira de Mendonça.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons