Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Dayse Cabral de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T19:47:26Z | - |
dc.date.available | 2025-01-31T19:47:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres. 2024. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é investigar os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como esses desafios têm sido abordados na literatura acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura existente, incluindo artigos, monografias, dissertações e teses, no período de 2018 a 2023, na perspectiva também de contribuir com a produção de um estado da arte em relação à EJA e às questões de gênero. A análise, realizada através da análise temática de conteúdo, focou em identificar padrões comuns, lacunas e abordagens adotadas para enfrentar os desafios próprios desse objeto de estudo. A revisão revelou uma série de novos desafios com a ampliação de uma melhor compreensão das identidades de gênero. Como, por exemplo, o apagamento das identidades de gênero (com ênfase nas mulheres trans). Além disso, a revisão revelou que as abordagens teóricas e metodológicas existentes muitas vezes não consideram adequadamente a complexidade das experiências das mulheres na EJA. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Estado da arte | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342888855724863 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7044023355062076 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this article is to investigate the gender challenges faced by women in Youth and Adult Education (EJA) and the way in which these challenges have been addressed in academic literature. A review of existing literature was carried out, including articles, monographs, dissertations and theses, from 2018 to 2023, with the aim of also contributing to the production of a state of the art in relation to EJA and gender issues. The analysis, carried out through thematic content analysis, focused on identifying common patterns, gaps and approaches adopted to face the challenges specific to this object of study. The review revealed a number of new challenges with expanding a better understanding of gender identities. Such as, for example, the erasure of gender identities (with an emphasis on trans women). Furthermore, the review revealed that existing theoretical and methodological approaches often do not adequately consider the complexity of women's experiences in EJA. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wanessa Vitoriana da Silva Santos (3) (1) (1).pdf | 517,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons