Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Dayse Cabral de-
dc.contributor.authorSANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-31T19:47:26Z-
dc.date.available2025-01-31T19:47:26Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2025-01-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres. 2024. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é investigar os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como esses desafios têm sido abordados na literatura acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura existente, incluindo artigos, monografias, dissertações e teses, no período de 2018 a 2023, na perspectiva também de contribuir com a produção de um estado da arte em relação à EJA e às questões de gênero. A análise, realizada através da análise temática de conteúdo, focou em identificar padrões comuns, lacunas e abordagens adotadas para enfrentar os desafios próprios desse objeto de estudo. A revisão revelou uma série de novos desafios com a ampliação de uma melhor compreensão das identidades de gênero. Como, por exemplo, o apagamento das identidades de gênero (com ênfase nas mulheres trans). Além disso, a revisão revelou que as abordagens teóricas e metodológicas existentes muitas vezes não consideram adequadamente a complexidade das experiências das mulheres na EJA.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulherespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342888855724863pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7044023355062076pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this article is to investigate the gender challenges faced by women in Youth and Adult Education (EJA) and the way in which these challenges have been addressed in academic literature. A review of existing literature was carried out, including articles, monographs, dissertations and theses, from 2018 to 2023, with the aim of also contributing to the production of a state of the art in relation to EJA and gender issues. The analysis, carried out through thematic content analysis, focused on identifying common patterns, gaps and approaches adopted to face the challenges specific to this object of study. The review revealed a number of new challenges with expanding a better understanding of gender identities. Such as, for example, the erasure of gender identities (with an emphasis on trans women). Furthermore, the review revealed that existing theoretical and methodological approaches often do not adequately consider the complexity of women's experiences in EJA.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wanessa Vitoriana da Silva Santos (3) (1) (1).pdf517,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons