Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60187

Compartilhe esta página

Título: As rodas de história na Educação Infantil : um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagens
Autor(es): SOUZA, Jacineide Ramos de
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de leitores; Livros de imagem; Mediação de leitura
Data do documento: 9-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Jacineide Ramos de. As rodas de história na Educação Infantil: um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagens. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste estudo, buscamos analisar as concepções de professoras sobre a leitura com livros de imagem na Educação Infantil, procurando especificamente identificar os saberes docentes (seleção das obras, planejamento, mediação) a respeito dos usos desse tipo de livro de literatura nos grupos III, IV e V da Educação Infantil, bem como discutir possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho pedagógico com a leitura de tais obras nesses grupos. De natureza qualitativa, o presente estudo envolveu a aplicação de questionário em formato on-line. O referido instrumento foi subdividido em seções temáticas que deram subsídios para a geração de dados. A análise e a discussão dos resultados gerados pelo questionário sinalizaram que as professoras reconhecem, de forma unânime, a relevância dos livros de imagem para a formação leitora das crianças. Todavia, apresentam dificuldades para mediar a leitura desses livros, conhecendo pouco as suas características e, em sua maioria, associando a sua leitura a algo mais assistemático. Evidenciamos também a necessidade de expandir a oferta de livros de imagem às escolas, com vistas a garantir a renovação e a diversidade do acervo para as crianças e as professoras. Além disso, durante o estudo, as docentes destacaram a necessidade de ampliar os processos formativos que abordem especificamente a leitura com livros de imagem. A partir desses resultados, o estudo resultou na proposta de desenvolvimento de um caderno pedagógico, com foco na mediação de leitura com livros de imagem. Esse recurso tem o objetivo de fornecer às educadoras estratégias práticas que enriqueçam as experiências de leitura com as crianças. Buscamos colaborar, tanto no campo teórico quanto no prático, sublinhando a importância da leitura mediada dos livros de imagem e do seu potencial na formação leitora das crianças. Esperamos, assim, que a pesquisa incentive a apreciação das várias linguagens infantis, focando particularmente na utilização dos livros de imagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60187
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jacineide Ramos de Souza.pdf9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons