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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60220
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arruda, Ana Lúcia Borba | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria Eduarda Rodrigues Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T18:37:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T18:37:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Eduarda Rodrigues Fernandes de. ACESSO A CRECHES NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE/PE: O QUE APONTA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O PRIMEIRO PLANO DECENAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60220 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste texto foi analisar os critérios de acesso das crianças as creches no município de Recife, estado de Pernambuco, expresso no Plano Municipal de Educação (2015-2025) e no Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância do Recife (2020-2030), na perspectiva de compreender se o direito à educação infantil vem sendo positivado nas políticas do município. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, produzido através da análise documental. Para tanto, realizamos discussão teórica pautada nos autores: Kramer et. al. (2018), Coutinho & Silveira (2016), Arroyo (2015), Cury (1998), Haddad e Malta (1992), dentre outros. Quanto à análise empreendida, destaca-se: os textos locais se articulam com as produções nacionais como, por exemplo, o Plano Nacional de Educação, a Constituição Federal e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estabelecem estratégias para garantir expansão e universalização da oferta do acesso às creches; destaca a relevância da integração de órgãos públicos como Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público na fiscalização e manutenção das políticas, na tentativa de garantir como prioritário o acesso à creche de crianças em condições de vulnerabilidade social. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Direito à Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Acesso | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Recife/PE | pt_BR |
dc.title | Acesso a creches na rede municipal do recife/pe: o que aponta o plano municipal de educação e o primeiro plano decenal para a primeira infância. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0949401050608701 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1313351595425296 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this text was to analyze the criteria for children's access to daycare centers in the city of Recife, state of Pernambuco, expressed in the Municipal Education Plan (2015-2025) and in the First Ten-Year Plan for Early Childhood in Recife (2020-2030) , from the perspective of understanding whether the right to early childhood education has been positive in the municipality’s policies. This is a qualitative study, produced through documentary analysis. To this end, we carried out a theoretical discussion based on the authors: Kramer et. al. (2018), Coutinho & Silveira (2016), Arroyo (2015), Cury (1998), Haddad and Malta (1992), among others. Regarding the analysis undertaken, it stands out: local texts are linked to national productions such as, for example, the National Education Plan, the Federal Constitution and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education; establish strategies to guarantee expansion and universal access to daycare centers; highlights the relevance of integrating public bodies such as the Municipal Department of Education and the Public Ministry in monitoring and maintaining policies, in an attempt to guarantee access to daycare for children in conditions of social vulnerability as a priority. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIA EDUARDA RODRIGUES FERNANDES DE ARAÚJO (1).pdf | 637,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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