Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60222
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAIVA, Fábio da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Caroline Evaristo Paraiso da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T18:50:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T18:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Caroline; Silva, Vitória. CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE ADOLESCENTES. 2025. Trabalho de Conclusão de curso Pedagogia | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60222 | - |
dc.description.abstract | O trabalho, de caráter teórico, apresenta uma análise acerca da influência das Histórias em Quadrinhos na educação, reunindo suas principais contribuições para os adolescentes. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, baseando-se em autores importantes nas áreas de quadrinhos (PAIVA. 2016), adolescência (GURSKI; STRZYKALSKI; PERRONE. 2020), criatividade e educação (PIAGET. 1999), para identificar e compreender como os adolescentes aprendem e qual a relevância dos quadrinhos no processo de desenvolvimento de sua criatividade. Concluímos que o uso e o estímulo da leitura de HQs na educação proporciona uma aprendizagem ativa e que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos escolares, com a cultura no qual está inserida, ademais, há também o incentivo do desenvolvimento da criatividade e consequentemente da autonomia e criticidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Contribuições das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da criatividade de adolescentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3559519384351742 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6312167516243216 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6312167516243216 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work, of a theoretical nature, presents an analysis of the influence of comics on education, bringing together their main contributions for teenagers. For this, bibliographical research was used as a methodology, based on important authors in the areas of comics (PAIVA. 2016; SILVA. 2013), adolescence (GURSKI; STRZYKALSKI; PERRONE. 2020), creativity and education (PIAGET. 1999) to identify and understand how teenagers learn and the relevance of Comics in the process of developing teenagers' creativity. . We conclude that the use and encouragement of reading comics in education provides active learning and allows students to dialogue between school content and the culture in which they are inserted. Furthermore, there is also an incentive to develop creativity and, consequently, autonomy and criticality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCACÃO - CE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 - Caroline Paraiso e Vitória Cristina OFICIAL (3).pdf | 450,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons