Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60222

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA, Fábio da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Caroline Evaristo Paraiso da-
dc.contributor.authorSILVA, Vitória Cristina da-
dc.date.accessioned2025-02-03T18:50:28Z-
dc.date.available2025-02-03T18:50:28Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.citationSilva, Caroline; Silva, Vitória. CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE ADOLESCENTES. 2025. Trabalho de Conclusão de curso Pedagogiapt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60222-
dc.description.abstractO trabalho, de caráter teórico, apresenta uma análise acerca da influência das Histórias em Quadrinhos na educação, reunindo suas principais contribuições para os adolescentes. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, baseando-se em autores importantes nas áreas de quadrinhos (PAIVA. 2016), adolescência (GURSKI; STRZYKALSKI; PERRONE. 2020), criatividade e educação (PIAGET. 1999), para identificar e compreender como os adolescentes aprendem e qual a relevância dos quadrinhos no processo de desenvolvimento de sua criatividade. Concluímos que o uso e o estímulo da leitura de HQs na educação proporciona uma aprendizagem ativa e que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos escolares, com a cultura no qual está inserida, ademais, há também o incentivo do desenvolvimento da criatividade e consequentemente da autonomia e criticidade.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleContribuições das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da criatividade de adolescentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3559519384351742pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312167516243216pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312167516243216pt_BR
dc.description.abstractxThe work, of a theoretical nature, presents an analysis of the influence of comics on education, bringing together their main contributions for teenagers. For this, bibliographical research was used as a methodology, based on important authors in the areas of comics (PAIVA. 2016; SILVA. 2013), adolescence (GURSKI; STRZYKALSKI; PERRONE. 2020), creativity and education (PIAGET. 1999) to identify and understand how teenagers learn and the relevance of Comics in the process of developing teenagers' creativity. . We conclude that the use and encouragement of reading comics in education provides active learning and allows students to dialogue between school content and the culture in which they are inserted. Furthermore, there is also an incentive to develop creativity and, consequently, autonomy and criticality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCACÃO - CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 - Caroline Paraiso e Vitória Cristina OFICIAL (3).pdf450,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons