Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60238
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ácillen Josina Barbosa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T16:05:26Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T16:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ácillen Josina Barbosa da. Percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica através da fotolinguagem: uma análise pela inteligência artificial. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60238 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O desconhecimento das gestantes sobre os seus direitos durante o trabalho de parto e o parto, impedem de manter seu protagonismo nesse momento, facilitando que os profissionais pratiquem atitudes violentas, desnecessárias e/ou não autorizadas pelas gestantes. Para atenuar essa realidade e prevenir violências obstétricas, é necessário investir em educação em saúde, principalmente com adolescentes, pois possuem capacidade para combater as injustiças sociais. Objetivo: Compreender a percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem. Metodologia: Estudo interpretativo de abordagem qualitativa, cuja pergunta norteadora foi: Como os adolescentes escolares percebem a violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem? Realizado com estudantes adolescentes de uma escola pública no interior de Pernambuco, em 2024, utilizando um recurso validado da fotolinguagem, que aborda exemplos dos mais diversos tipos de violência obstétrica. Os dados foram transcritos e analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo com o suporte da inteligência artificial do CHATPro da AI Pro, ChatGPT, em sua versão 4.0. Resultados: Observou-se um conhecimento genérico e sem aprofundamento sobre a violência obstétrica antes da intervenção educativa. Após a intervenção, houve o reconhecimento, quanto à violação dos direitos das gestantes. Em contrapartida, ainda persiste a crença de que determinados procedimentos são necessários. Conclusão: Com a utilização da fotolinguagem como intervenção educativa, foi possível estimular um empoderamento individual e crítico social sobre o tema, proporcionando o entendimento do que é violência obstétrica, com perspectivas de prevenção de novos casos. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Violência obstétrica | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem obstétrica | pt_BR |
dc.title | Percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica através da fotolinguagem: uma análise pela inteligência artificial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0440800690090138 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1383731950534662 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Pregnant women's lack of knowledge about their rights during labor and delivery prevents them from maintaining their role at this time, making it easier for professionals to practice violent, unnecessary and/or unauthorized actions by pregnant women. To mitigate this reality and prevent obstetric violence, it is necessary to invest in health education, especially with adolescents, as they have the capacity to combat social injustices. Objective: To understand the perception of school adolescents about obstetric violence before and after an educational intervention through photolanguage. Methodology: Interpretive study with a qualitative approach, whose guiding question was: How do school adolescents perceive obstetric violence before and after an educational intervention through photolanguage? Carried out with teenage students from a public school in the interior of Pernambuco, in 2024, using a validated photolanguage resource, which addresses examples of the most diverse types of obstetric violence. The data was transcribed and analyzed from the Collective Subject Discourse with the support of AI Pro's CHATPro artificial intelligence, ChatGPT, in its version 4.0. Results: Generic and in-depth knowledge about obstetric violence was observed before the educational intervention. After the intervention, there was recognition of the violation of pregnant women's rights. On the other hand, the belief that certain procedures are necessary still persists. Conclusion: With the use of photolanguage as an educational intervention, it was possible to stimulate individual and critical social empowerment on the topic, providing an understanding of what obstetric violence is, with prospects for preventing new cases. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-9246-3233 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelo TCC formato artigo_simplificado2025 2.docx.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons