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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros-
dc.contributor.authorSILVA, Ácillen Josina Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-04T16:05:26Z-
dc.date.available2025-02-04T16:05:26Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.date.submitted2025-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, Ácillen Josina Barbosa da. Percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica através da fotolinguagem: uma análise pela inteligência artificial. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60238-
dc.description.abstractIntrodução: O desconhecimento das gestantes sobre os seus direitos durante o trabalho de parto e o parto, impedem de manter seu protagonismo nesse momento, facilitando que os profissionais pratiquem atitudes violentas, desnecessárias e/ou não autorizadas pelas gestantes. Para atenuar essa realidade e prevenir violências obstétricas, é necessário investir em educação em saúde, principalmente com adolescentes, pois possuem capacidade para combater as injustiças sociais. Objetivo: Compreender a percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem. Metodologia: Estudo interpretativo de abordagem qualitativa, cuja pergunta norteadora foi: Como os adolescentes escolares percebem a violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem? Realizado com estudantes adolescentes de uma escola pública no interior de Pernambuco, em 2024, utilizando um recurso validado da fotolinguagem, que aborda exemplos dos mais diversos tipos de violência obstétrica. Os dados foram transcritos e analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo com o suporte da inteligência artificial do CHATPro da AI Pro, ChatGPT, em sua versão 4.0. Resultados: Observou-se um conhecimento genérico e sem aprofundamento sobre a violência obstétrica antes da intervenção educativa. Após a intervenção, houve o reconhecimento, quanto à violação dos direitos das gestantes. Em contrapartida, ainda persiste a crença de que determinados procedimentos são necessários. Conclusão: Com a utilização da fotolinguagem como intervenção educativa, foi possível estimular um empoderamento individual e crítico social sobre o tema, proporcionando o entendimento do que é violência obstétrica, com perspectivas de prevenção de novos casos.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectViolência obstétricapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnfermagem obstétricapt_BR
dc.titlePercepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica através da fotolinguagem: uma análise pela inteligência artificialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0440800690090138pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1383731950534662pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Pregnant women's lack of knowledge about their rights during labor and delivery prevents them from maintaining their role at this time, making it easier for professionals to practice violent, unnecessary and/or unauthorized actions by pregnant women. To mitigate this reality and prevent obstetric violence, it is necessary to invest in health education, especially with adolescents, as they have the capacity to combat social injustices. Objective: To understand the perception of school adolescents about obstetric violence before and after an educational intervention through photolanguage. Methodology: Interpretive study with a qualitative approach, whose guiding question was: How do school adolescents perceive obstetric violence before and after an educational intervention through photolanguage? Carried out with teenage students from a public school in the interior of Pernambuco, in 2024, using a validated photolanguage resource, which addresses examples of the most diverse types of obstetric violence. The data was transcribed and analyzed from the Collective Subject Discourse with the support of AI Pro's CHATPro artificial intelligence, ChatGPT, in its version 4.0. Results: Generic and in-depth knowledge about obstetric violence was observed before the educational intervention. After the intervention, there was recognition of the violation of pregnant women's rights. On the other hand, the belief that certain procedures are necessary still persists. Conclusion: With the use of photolanguage as an educational intervention, it was possible to stimulate individual and critical social empowerment on the topic, providing an understanding of what obstetric violence is, with prospects for preventing new cases.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-9246-3233pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

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