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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60239

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTES, Luciana de Barros Correia-
dc.contributor.authorMELO, Almir Thiago Souza Cadena de-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:05:32Z-
dc.date.available2025-02-04T18:05:32Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.date.submitted2025-01-29-
dc.identifier.citationMELO, Almir Thiago Souza Cadena de. Condição de higiene oral de crianças escolares: um estudo comparativo entre a zuna urbana e a zona rural. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60239-
dc.description10,0pt_BR
dc.description.abstractA saúde bucal dos escolares configura um desafio, pois o ambiente da escola representa um espaço muito importante para o aprendizado, para a transformação de atitudes e para a formação de hábitos saudáveis. Quando se reporta às condições de saúde bucal de escolares em zonas rurais e urbanas, estudos demonstraram que as áreas rurais apresentavam os piores indicadores de renda, de saneamento básico e de níveis de escolaridade, em relação à zona urbana. No entanto, a segunda década do século XXI tem-se caracterizado por uma nova configuração do meio rural. O objetivo deste trabalho foi avaliar se existem evidências científicas sobre diferenças na qualidade de higiene oral entre escolares das zonas urbana e rural. Desenvolveu-se uma revisão integrativa da literatura, a partir do Método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, mais conhecido pela sigla PRISMA, a partir dos portais eletrônicos PubMed, da United States National Library of Medicine e da BVS, Biblioteca Virtual em Saúde, com suas principais bases de dados. Foram considerados os descritores ou termos alternativos “higiene bucal”, “estudantes”, “crianças escolares”, “zona rural”, “área urbana”, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Esses combinados aos operadores booleanos “AND” e “OR”. no formulário de busca avançada e sem limite temporal. A partir de 101 registros foram incluídos três registros, aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Apesar da similaridade nos padrões de qualidade de higiene oral reportados, houve indicadores mais baixos em ambientes rurais; enfatizando a importância de levar em consideração as particularidades locais para uma abordagem mais acurada e evitar generalizações ao abordar questões de saúde bucal.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectÁrea urbanapt_BR
dc.titleCondição de higiene oral de crianças escolares: um estudo comparativo entre a zona urbana e a zona ruralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3415783171217345pt_BR
dc.description.abstractxThe oral health of schoolchildren represents a challenge, as the school environment represents a very important space for learning, for the transformation of attitudes and for the formation of healthy habits. When referring to the oral health conditions of schoolchildren in rural and urban areas, studies have shown that rural areas had the worst indicators of income, basic sanitation and education levels, in relation to urban areas. However, the second decade of the 21st century has been characterized by a new configuration of rural areas. The objective of this work was to evaluate whether there is scientific evidence on differences in the quality of oral health between schoolchildren in urban and rural areas. An integrative review of the literature was developed, based on the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Method, better known by the acronym PRISMA, based on the electronic portals PubMed, the United States National Library of Medicine and the VHL, Virtual Library in Health, with its main databases. The descriptors or alternative terms “oral hygiene”, “students”, “schoolchildren”, “rural area”, “urban area”, in Portuguese, English or Spanish, were considered. These combined with the Boolean operators “AND” and “OR”. in the advanced search form and with no time limit. From 101 records, three records were included, applying the previously defined inclusion and exclusion criteria. Despite the similarity in reported oral hygiene quality standards, there were slightly lower indicators in rural environments, emphasizing the importance of taking into account local particularities for a more accurate approach and avoiding generalizations when addressing oral health issues.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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