Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60352

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Érica Maria dos-
dc.date.accessioned2025-02-10T11:57:28Z-
dc.date.available2025-02-10T11:57:28Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2025-02-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Érica Maria dos. Avanços tecnológicos nos processos contábeis: uma análise da percepção dos alunos da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60352-
dc.description.abstractEste estudo investigou como os avanços tecnológicos nos processos contábeis estão produzindo efeitos na profissão contábil, na ótica dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e foi realizado pesquisa bibliográfica, através de artigos, revistas e pesquisa online. Para a coleta de dados, foi incluindo a aplicação de questionário com perguntas fechadas e objetivas estruturado com base em pesquisas anteriores de Silva (2020), Breda (2019) e Guerra (2023). Com intuito de avaliar a percepção dos alunos sobre a importância da contabilidade digital, a adequação do currículo acadêmico e as mudanças necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho digital. Os resultados obtidos mostraram que 98,9% dos entrevistados acreditam que a contabilidade digital terá um impacto significativo na profissão contábil, e 87,2% reconheceram a necessidade de desenvolver novas habilidades tecnológicas. A maioria dos alunos percebem a importância de atualizar o currículo acadêmico para incluir cursos focados em tecnologias emergentes. Conclui-se que a formação acadêmica deve evoluir continuamente para integrar plenamente as tecnologias digitais, garantindo que os futuros contadores estejam preparados para liderar e inovar no cenário contábil contemporâneo. As instituições de ensino devem investir em infraestrutura tecnológica e na capacitação contínua de seus docentes e discentes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da contabilidade digital, promovendo uma maior transparência e eficiência nas práticas contábeis.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade Digitalpt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
dc.subjectCompetências Tecnológicaspt_BR
dc.subjectMercado De Trabalhopt_BR
dc.titleAvanços tecnológicos nos processos contábeis: uma análise da percepção dos alunos da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_-_ERICA_MARIA_-_VERSAO_APOS_DEFESA_assinado.pdf547,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons