Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60352
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOPES, Christianne Calado Vieira de Melo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Érica Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T11:57:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T11:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Érica Maria dos. Avanços tecnológicos nos processos contábeis: uma análise da percepção dos alunos da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60352 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investigou como os avanços tecnológicos nos processos contábeis estão produzindo efeitos na profissão contábil, na ótica dos alunos do curso de ciências contábeis da UFPE. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e foi realizado pesquisa bibliográfica, através de artigos, revistas e pesquisa online. Para a coleta de dados, foi incluindo a aplicação de questionário com perguntas fechadas e objetivas estruturado com base em pesquisas anteriores de Silva (2020), Breda (2019) e Guerra (2023). Com intuito de avaliar a percepção dos alunos sobre a importância da contabilidade digital, a adequação do currículo acadêmico e as mudanças necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho digital. Os resultados obtidos mostraram que 98,9% dos entrevistados acreditam que a contabilidade digital terá um impacto significativo na profissão contábil, e 87,2% reconheceram a necessidade de desenvolver novas habilidades tecnológicas. A maioria dos alunos percebem a importância de atualizar o currículo acadêmico para incluir cursos focados em tecnologias emergentes. Conclui-se que a formação acadêmica deve evoluir continuamente para integrar plenamente as tecnologias digitais, garantindo que os futuros contadores estejam preparados para liderar e inovar no cenário contábil contemporâneo. As instituições de ensino devem investir em infraestrutura tecnológica e na capacitação contínua de seus docentes e discentes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da contabilidade digital, promovendo uma maior transparência e eficiência nas práticas contábeis. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contabilidade Digital | pt_BR |
dc.subject | Transformação Digital | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Competências Tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Mercado De Trabalho | pt_BR |
dc.title | Avanços tecnológicos nos processos contábeis: uma análise da percepção dos alunos da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4309332721843465 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_ERICA_MARIA_-_VERSAO_APOS_DEFESA_assinado.pdf | 547,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons