Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60365
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Catarina De Souza Cavalcante | - |
dc.contributor.author | DIAS, Leidijane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T19:00:32Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T19:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Catarina Cavalcante; DIAS, Leidijane da Silva; CAVALCANTE, Tícia CCassiany Ferro. O papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiência. 2025. Pedagogia - Universidade FEderal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60365 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa identificar o papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiência em escolas da rede municipal de Recife - PE. Buscou-se conhecer o perfil, a formação, a relação com os profissionais da escola e o trabalho vivenciado pelos AADEEs junto aos (às) alunos(as) com deficiência. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro agentes de duas escolas Municipais do Recife para coleta dos dados. Exige-se o ensino médio completo para exercício do cargo, porém, os AADEEs entrevistados apresentam alguma licenciatura ou são graduandos de Pedagogia. Apontaram que as formações demonstram desconexão entre a teoria e a prática vivenciadas nas escolas. Alegam que além das atividades de apoio na prática a alimentação, higienização e locomoção, desempenham funções ligadas às atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem junto aos (às) alunos (às) com deficiência. Por esta razão, buscam o reconhecimento desta função e a valorização da carreira. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agente de apoio educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.title | O papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3585736273163414 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7993129781542568 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Ana Catarina e Leidijane PDF.pdf | 343,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons