Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60365

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Catarina De Souza Cavalcante-
dc.contributor.authorDIAS, Leidijane da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-10T19:00:32Z-
dc.date.available2025-02-10T19:00:32Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2025-02-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Catarina Cavalcante; DIAS, Leidijane da Silva; CAVALCANTE, Tícia CCassiany Ferro. O papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiência. 2025. Pedagogia - Universidade FEderal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60365-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa identificar o papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiência em escolas da rede municipal de Recife - PE. Buscou-se conhecer o perfil, a formação, a relação com os profissionais da escola e o trabalho vivenciado pelos AADEEs junto aos (às) alunos(as) com deficiência. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro agentes de duas escolas Municipais do Recife para coleta dos dados. Exige-se o ensino médio completo para exercício do cargo, porém, os AADEEs entrevistados apresentam alguma licenciatura ou são graduandos de Pedagogia. Apontaram que as formações demonstram desconexão entre a teoria e a prática vivenciadas nas escolas. Alegam que além das atividades de apoio na prática a alimentação, higienização e locomoção, desempenham funções ligadas às atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem junto aos (às) alunos (às) com deficiência. Por esta razão, buscam o reconhecimento desta função e a valorização da carreira.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgente de apoio educacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleO papel do/a Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) no processo de ensino-aprendizagem de alunos/as com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3585736273163414pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7993129781542568pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Ana Catarina e Leidijane PDF.pdf343,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons