Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPÉREZ, Carlos Daniel-
dc.contributor.authorJESUS, Viviane Teixeira de-
dc.date.accessioned2025-02-11T22:25:22Z-
dc.date.available2025-02-11T22:25:22Z-
dc.date.issued2025-02-07-
dc.date.submitted2025-02-11-
dc.identifier.citationJESUS, Viviane Teixeira de. Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. 2025. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375-
dc.description.abstractA falta de conhecimento sobre os corais e sua importância ecológica compromete a preservação desses organismos, frequentemente confundidos com pedras ou plantas. Diante dessa problemática, este estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo interativo utilizando a plataforma Figma como ferramenta educacional para o ensino de Ciências, destinado aos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é facilitar a compreensão sobre os corais e os ambientes coralíneos, destacando sua importância ecológica, econômica e farmacêutica, além das ameaças à sua conservação. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico em bases científicas para embasar a parte descritiva do protótipo, além da criação de artes visuais na plataforma Canva e o desenvolvimento do protótipo na plataforma Figma. Como resultado, foi elaborado um protótipo de aplicativo intitulado como “DESVENDANDO OS CORAIS: pedras, animais ou plantas?”, que visa difundir conhecimento sobre esses organismos e promover a educação ambiental por meio de uma abordagem digital interativa e lúdica. O protótipo desenvolvido conta com 35 telas interativas, estruturadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, aliando ciência e tecnologia. Os resultados indicam que o protótipo pode contribuir significativamente para a educação ambiental e para uma maior compreensão sobre os ambientes coralíneos, ao proporcionar aos usuários uma experiência imersiva e incentivar seu protagonismo na construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoraispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleDesvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital Figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2903349052890729pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7512688964429038pt_BR
dc.description.abstractxThe lack of knowledge about corals and their ecological importance compromises the preservation of these organisms, which are often confused with rocks or plants. Addressing this issue, this study presents the development of an interactive app prototype using the Figma platform as an educational tool for teaching science, aimed at the final years of elementary school. The goal is to facilitate the understanding of corals and coral reef environments, highlighting their ecological, economic, and pharmaceutical importance, as well as the threats to their conservation. The methodology involved a bibliographic review from scientific databases to support the descriptive part of the prototype, as well as the creation of visual arts in the Canva platform and the prototype development in Figma. As a result, an app prototype titled “UNVEILING CORALS: Rocks, Animals or Plants?” was created to spread knowledge about these organisms and promote environmental education through an interactive and playful digital approach. The developed prototype features 35 interactive screens, designed to make learning more dynamic and accessible, combining science and technology. The results suggest that the prototype can significantly contribute to environmental education and a better understanding of coral reef environments, by providing users with an immersive experience and encouraging their active participation in knowledge building.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Biologia Geralpt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS (1).pdf
  Item embargado até 2026-02-12
2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons