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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PÉREZ, Carlos Daniel | - |
dc.contributor.author | JESUS, Viviane Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T22:25:22Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T22:25:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-11 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Viviane Teixeira de. Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. 2025. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375 | - |
dc.description.abstract | A falta de conhecimento sobre os corais e sua importância ecológica compromete a preservação desses organismos, frequentemente confundidos com pedras ou plantas. Diante dessa problemática, este estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo interativo utilizando a plataforma Figma como ferramenta educacional para o ensino de Ciências, destinado aos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é facilitar a compreensão sobre os corais e os ambientes coralíneos, destacando sua importância ecológica, econômica e farmacêutica, além das ameaças à sua conservação. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico em bases científicas para embasar a parte descritiva do protótipo, além da criação de artes visuais na plataforma Canva e o desenvolvimento do protótipo na plataforma Figma. Como resultado, foi elaborado um protótipo de aplicativo intitulado como “DESVENDANDO OS CORAIS: pedras, animais ou plantas?”, que visa difundir conhecimento sobre esses organismos e promover a educação ambiental por meio de uma abordagem digital interativa e lúdica. O protótipo desenvolvido conta com 35 telas interativas, estruturadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, aliando ciência e tecnologia. Os resultados indicam que o protótipo pode contribuir significativamente para a educação ambiental e para uma maior compreensão sobre os ambientes coralíneos, ao proporcionar aos usuários uma experiência imersiva e incentivar seu protagonismo na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Corais | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital Figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2903349052890729 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7512688964429038 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The lack of knowledge about corals and their ecological importance compromises the preservation of these organisms, which are often confused with rocks or plants. Addressing this issue, this study presents the development of an interactive app prototype using the Figma platform as an educational tool for teaching science, aimed at the final years of elementary school. The goal is to facilitate the understanding of corals and coral reef environments, highlighting their ecological, economic, and pharmaceutical importance, as well as the threats to their conservation. The methodology involved a bibliographic review from scientific databases to support the descriptive part of the prototype, as well as the creation of visual arts in the Canva platform and the prototype development in Figma. As a result, an app prototype titled “UNVEILING CORALS: Rocks, Animals or Plants?” was created to spread knowledge about these organisms and promote environmental education through an interactive and playful digital approach. The developed prototype features 35 interactive screens, designed to make learning more dynamic and accessible, combining science and technology. The results suggest that the prototype can significantly contribute to environmental education and a better understanding of coral reef environments, by providing users with an immersive experience and encouraging their active participation in knowledge building. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas::Biologia Geral | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS (1).pdf Item embargado até 2026-02-12 | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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