Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60393

Compartilhe esta página

Título: O poder das redes sociais na prática do serviço de referência em bibliotecas universitárias
Autor(es): SILVA, Giane da Paz Ferreira
SANTANA, Jaciane Freire
SANTOS, Ana Lígia Feliciano dos
MENDONÇA, Roseane Souza de
Palavras-chave: Redes sociais; Serviço de referência; Bibliotecas universitárias; Facebook
Abstract: Os avanços das tecnologias e os apelos das mídias tornam os usuários cada vez mais exigentes, sobretudo no meio acadêmico. Nas bibliotecas universitárias o impacto dessas mudanças tem sido maior no Serviço de Referência, exigindo do profissional da informação um aprendizado contínuo. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é apresentar o Facebookcomo principal rede social utilizada pela Biblioteca Setorial do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE) como ferramenta estratégica do Serviço de Referência para promover maior interação com os usuários onde quer que eles estejam. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, mediante pesquisa exploratória a partir da análise do Facebook da biblioteca após seu processo de transformação em uma página institucional, com uma agenda temática permanente baseada no interesse de seus seguidores. Para coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e análise das informações gerenciais e dados estatísticos obtidos diretamente na página do Facebook. O resultado do estudo indicou que utilizar essa rede social se constitui numa nova perspectiva de divulgação dos serviços e de interação com os usuários em tempo real. Da mesma forma, a possibilidade de gerenciar as informações a partir do envolvimento dos seus seguidores configura-se em um elemento estratégico para as bibliotecas universitárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60393
Aparece nas coleções:Trabalhos de eventos (SIB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SNBU2014_256.pdf864,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons