Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60395

Compartilhe esta página

Título: Impacto da pandemia sobre o comportamento das 24H de movimento e sua influência sobre a aptidão física de escolares
Autor(es): SILVA, João Vitor de Araújo
Palavras-chave: Atividade física; Comportamento Sedentário; Sono; Pandemia; Aptidão Física
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: SILVA, João Vitor de Araújo. Impacto da pandemia sobre o comportamento das 24H de movimento e sua influência sobre a aptidão física de escolares. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O cumprimento do comportamento das 24h tem trazido benefícios para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. No entanto, diante das mudanças causadas pelo isolamento social ainda não se sabe qual o impacto da pandemia sobre a relação entre o comportamento das 24h de movimento e a aptidão física. Objetivo: Analisar o impacto das restrições da pandemia sobre os comportamentos de 24h e sua influência sobre a aptidão física de crianças e adolescentes avaliados pré e pós pandemia. Metodologia: A amostra contou com a participação de 370 crianças e adolescentes do município de Lagoa do Carro, PE. Para avaliação do comportamento 24h foi aplicado o questionário Physical Activity Questionnaire for Adolescents e o questionário da versão em português do International Study of Childhood Obesity, Lifestyle and the Environment, enquanto a aptidãofísica foi usado os testes, PACER para capacidade aeróbia, shuttle run para agilidade, corrida de 20M para velocidade, preensão manual para força de membro superior, salto horizontal para membro inferior e sentar e alcançar para flexibilidade. O teste t pareado foi utilizado para analisar as diferenças médias das variáveis antropométricas e medidas de APF. Para analisar a diferença entres os grupos para aptidão física foi utilizada uma ANOVA ONE-WAY, com post hoc de Bonferroni quando necessário. Resultados: Apenas a atividade física demonstrou efeito de grupo significativo (p = ,000). Discussão: Entre 2018 e 2023, houve uma redução de 18,7% no cumprimento das recomendações de atividade física e de 23,8% nas recomendações de sono. Além disso, os sujeitos que atendem as recomendações de atividade física tendem a apresentar melhor desempenho cardiorrespiratório, agilidade, velocidade e força de membro inferior. Nossos resultados não mostram diferenças significativas na relação entre cumprir as recomendações de comportamento sedentário, sono e comportamento 24h com o desempenho da aptidão física antes e após a pandemia. Conclusão: Nossos resultados permitem concluir que os escolares ativos antes e após a pandemia tiveram melhor desempenho da aptidão física do que aqueles que consistentemente não praticavam atividade física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60395
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOAO OFICAL.pdf
  Item embargado até 2026-02-14
634,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons