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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60438
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Alane Alves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Eduardo Cursino da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T10:34:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T10:34:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Eduardo Cursino da. Avaliação da eficiência técnica da Rede municipal de ensino de Pernambuco nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60438 | - |
dc.description.abstract | Investir em educação é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país. Visto isso, políticas educacionais vêm ganhando cada vez mais destaque nas últimas décadas, especialmente aquelas voltadas para a Educação Básica. Porém, apesar de investimentos realizados, o Brasil vem amargando péssimos resultados nos mecanismos de avaliação internacionais e nacionais, como o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos - PISA e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, trazendo à tona, portanto, a ineficiência do país em gerir os recursos públicos destinados à educação e a necessidade de estudos que contribuam para uma alocação mais eficiente desses recursos. Assim sendo, ao observar o mau desempenho dos municípios pernambucanos no IDEB, o presente estudo teve como objetivo geral avaliar a eficiência técnica da Rede Municipal de Ensino de Pernambuco - RMEP nos anos finais do Ensino Fundamental no período de 2017 a 2019. Para isso, buscou-se atingir os seguintes objetivos específicos: traçar o perfil das escolas da RMEP; mensurar e analisar a eficiência técnica da RMEP quanto aos gastos com educação, via Método DEA - Data Envelopment Analysis (Análise Envoltória de Dados); analisar a dinâmica da eficiência ao longo do período em estudo, via Método de Malmquist; e por fim, identificar ações que promovam a melhoria do desempenho nas unidades de ensino em análise. Quanto a sua classificação, esta pesquisa é de natureza aplicada, utiliza uma abordagem quantitativa, é descritiva e exploratória, além de ser uma pesquisa documental. Os dados utilizados neste estudo foram coletados nas plataformas oficiais de órgãos públicos, e para análise dos dados, utilizou-se o Método DEA BCC orientado ao output e o Índice de Malmquist. Os resultados obtidos neste estudo fornecem importantes informações que podem ser utilizadas como insumos pelos gestores da área para uma melhor alocação dos recursos públicos destinados à educação. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se que dentre 168 municípios pernambucanos avaliados, apenas 11 (6,5%) deles conseguiram ser eficientes em ao menos um dos anos analisados. A partir das análises, foi possível identificar boas práticas adotadas pelos municípios eficientes, que podem servir como benchmarks para os municípios ineficientes. Entre as boas práticas identificadas, chama atenção a oferta de laboratórios de informática, ensino em tempo integral, bibliotecas, salas de leitura, atendimentos educacionais especializados, tecnologias no processo de aprendizagem, entre outras. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Eficiência técnica | pt_BR |
dc.subject | DEA | pt_BR |
dc.title | Avaliação da eficiência técnica da Rede municipal de ensino de Pernambuco nos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8546878626788694 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9198719438774908 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Investing in education is essential for the social and economic development of a country. Given this, educational policies have been gaining increasing prominence in recent decades, especially those aimed at Basic Education. However, despite the investments made, Brazil has been suffering from poor results in international and national assessment mechanisms, such as the Program for International Student Assessment - PISA and the Basic Education Development Index - IDEB, thus highlighting the country's inefficiency in managing public resources allocated to education and the need for studies that contribute to a more efficient allocation of these resources. Therefore, when observing the poor performance of Pernambuco municipalities in the IDEB, the present study had as its general objective to evaluate the technical efficiency of the Pernambuco Municipal Education Network - RMEP in the final years of Elementary Education from 2017 to 2019. To this end, the following specific objectives were sought: to outline the profile of RMEP schools; to measure and analyze the technical efficiency of RMEP regarding education spending, using the DEA - Data Envelopment Analysis method; to analyze the dynamics of efficiency over the period under study, using the Malmquist method; and finally, to identify actions that promote improved performance in the educational units under analysis. Regarding its classification, this research is of an applied nature, uses a quantitative approach, is descriptive and exploratory, and is a documentary research. The data used in this study were collected from the official platforms of public agencies, and for data analysis, the output-oriented DEA BCC method and the Malmquist index were used. The results obtained in this study provide important information that can be used as input by managers in the area for a better allocation of public resources destined to education. Among the main results obtained, it is worth highlighting that among the 168 municipalities in Pernambuco evaluated, only 11 (6.5%) of them managed to be efficient in at least one of the years analyzed. Based on the analyses, it was possible to identify good practices adopted by efficient municipalities, which can serve as benchmarks for inefficient municipalities. Among the good practices identified, the provision of computer labs, full-time education, libraries, reading rooms, specialized educational services, technologies in the learning process, among others, stands out. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
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