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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60442
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Angelica da | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Beatriz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T11:16:12Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T11:16:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Beatriz da Silva. A construção identitária do pedagogo a partir da dimensão da polivalência de sua atuação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60442 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa buscou analisar o processo de construção da identidade polivalente do pedagogo ao longo do seu processo de profissionalização. Contou com a colaboração de 5 pedagogos, que ocupam espaços diferentes na educação, todos atuantes na rede municipal de educação de Caruaru-PE. Esta temática assenta-se na necessária compreensão acerca de como o profissional pedagogo constroi sua identidade a partir da polivalência, ou seja, responsabilizando-se pelo ensino de 5 áreas do conhecimento simultaneamente. Nesta direção dialogamos com Lima (2007), Cruz (2012) e Vacilotto (2018), que nos apresentam a ideia de polivalência docente, assim como as discussões de Moore (1970) e Machado (1995) acerca dos elementos constitutivos de uma profissão .Frente a isto, percorremos o seguinte trajeto: a)Identificar as marcas discursivas da formação inicial que contribuem para a construção da identidade polivalente; b)Identificar como os processos de formação continuada em serviço dialogam com a atuação polivalente do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental; e c)Compreender como as marcas discursivas da formação-atuação do pedagogo dialogam com a construção de sua identidade polivalente numa perspectiva de profissionalização. Após a pesquisa concluímos que a polivalência é um elemento presente na ação pedagógica, mas que o pedagogo tem seus espaços de atuação polivalente cada vez mais pré-determinados por políticas externas. Isso, por sua vez, acaba reduzindo a formação docente para atuação polivalente à mera execução de políticas curriculares e avaliativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Polivalência | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Políticas curriculares avaliativas | pt_BR |
dc.title | A construção identitária do pedagogo a partir da dimensão da polivalência de sua atuação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9860576086717875 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to analyze the process of building the pedagogue's polyvalent identity throughout his professionalization process. It had the collaboration of 5 pedagogues, who occupy different spaces in education, all working in the municipal education network of Caruaru-PE. This theme starts from the necessary understanding of how the professional pedagogue builds his identity based on versatility, that is, taking responsibility for teaching 5 areas of knowledge simultaneously. In this direction, we dialogue with Lima (2007), Cruz (2012) and Vacilotto (2018), who present us with the idea of multipurpose teaching, as well as the discussions by Moore (1970) and Machado (1995) about the constituent elements of a profession. Given this, we followed the following path: a) Identify the discursive marks of initial training that contribute to the construction of a multipurpose identity; b) Identify how continuing in-service training processes interact with the multipurpose role of the pedagogue in the initial years of basic education; and c) Understand how the discursive marks of the pedagogue's training-performance dialogue with the construction of their multipurpose identity from the perspective of professionalization. After the research, we concluded that versatility is an element present in pedagogical action, but that the spaces for the pedagogue's multipurpose activity are increasingly pre-determined by external policies. This, in turn, ends up reducing teacher training for multipurpose activities to the mere implementation of curricular and assessment policies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC-BEATRIZ DA SILVA MONTEIRO.pdf | 411,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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