Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60445

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafael Mesquita de Souza-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Gabriela Araújo Tabosa de-
dc.date.accessioned2025-02-18T13:25:19Z-
dc.date.available2025-02-18T13:25:19Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Gabriela Araújo Tabosa de. Poder estrutural chinês no setor de transportes: o caso do Vietnã. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60445-
dc.description.abstractDiante do avanço da economia chinesa e a sua crescente influência, esta tem despertado interesse quanto aos investimentos feitos por suas empresas em outros países, sobretudo dentro da Economia Política Internacional. Isso se dá especialmente no tocante ao setor de infraestrutura de transportes, uma vez que os meios de locomoção de pessoas e bens são determinantes para o desenvolvimento econômico de um país. Para melhor analisar a questão, fez-se uso, dentro do arcabouço da Economia Política Internacional, da Teoria do Poder Estrutural de Susan Strange para, através de seus quatro pilares (segurança, sistema de produção, estrutura financeira e de créditos e informação e conhecimento), buscar compreender se a China exerceria tal forma de poder sobre o Vietnã, seu vizinho. A pesquisa se deu por meio de um estudo de caso focado no Vietnã, que possui uma rica história com a China e é hoje seu maior parceiro comercial no Sudeste Asiático. Mobilizou-se uma extensa literatura secundária, bem como coleta e análise de dados. Isso para verificar em quais vertentes a China exerce poder estrutural no setor de transportes no Vietnã. Verificou-se que a China apenas exerce poder estrutural, em relação ao Vietnã, no que diz respeito a cadeias globais de valor, a finanças e a conhecimento sobre tecnologias ferroviárias. Conclui-se, portanto, que a China, não se encaixa perfeitamente na teoria defendida por Strange, principalmente no tocante ao Vietnã.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectVietnãpt_BR
dc.subjectEconomia Política Internacionalpt_BR
dc.subjectPoder Estruturalpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.titlePoder estrutural chinês no setor de transportes : o caso do Vietnãpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308233163381556pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3413256846309376pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxGiven the advancement of the Chinese economy and its growing influence, it has aroused interest in the investments made by its companies in other countries, mainly within the International Political Economy. Especially with regard to the transport infrastructure sector, since the means of moving people and goods are crucial to the economic development of a country. To better analyze the issue, within the framework of International Political Economy, Susan Strange's Theory of Structural Power was used to, through its four pillars (Security, production system, financial and credit structure and information and knowledge), understand whether China exercises the forementioned form of power over its neighbor, Vietnam. The research was carried out through a case study focused on Vietnam, which has a rich history with China and is today its largest trading partner in Southeast Asia. An extensive secondary literature was mobilized, as well as data collection and analysis. This, in order to verify in which aspects China exercises structural power in the transport sector in Vietnam. It was found that China only exercises structural power, in relation to Vietnam, with regard to global value chains, finance and knowledge about railway technologies. It is concluded, therefore, that China does not fit perfectly into the theory defended by Strange, especially with regard to Vietnam.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabriela Araújo Tabosa de Vasconcelos.pdf691,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons