Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60446

Compartilhe esta página

Título: Implicações das políticas de educação especial na organização e cultura escolar de escolas públicas de Pernambuco
Autor(es): BASÍLIO, Márcia Alves Tenório
Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Teoria da Atuação; Contexto da Prática; Organização e Cultura Escolar
Data do documento: 28-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BASÍLIO, Márcia Alves Tenório. Implicações das políticas de educação especial na organização e cultura escolar de escolas públicas de Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, 2024.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as implicações das Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão na Organização e na Cultura das Escolas Públicas de Educação Básica de Pernambuco. Para fundamentar teórica e metodologicamente a nossa pesquisa, lançamos mão da Teoria da Atuação (Ball, Maguire e Braun, 2016), do Contexto da Prática (Ball e Bowe, 1992), da Cultura Organizacional (Shein, 2004; Botler, 2010), da Inclusão Escolar (Mantoan, 2003, 2006, 2015, 2017) e de outros autores que nos auxiliaram a compreender e interpretar o nosso objeto de pesquisa. Partimos do pressuposto de que as escolas são micro espaços que não apenas se ajustam às políticas educacionais, mas criam micro políticas já que atuam perante a elas a partir daquilo que a Teoria da Atuação descreve como contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos. A partir destes elementos, os atores sociais das escolas interpretam e traduzem o que lhes é imposto e, por isso, esses processos podem variar de uma escola a outra, pois seus atores sociais, com suas condições objetivas e subjetivas, atuam a política de forma diferenciada. A abordagem da presente pesquisa foi qualitativa e para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo em duas escolas localizadas na Região Metropolitana do Recife, pertencentes à Rede Estadual de Ensino. Foram feitas observações livres e entrevistas semiestruturadas a Diretores, Educadores de Apoio, Professores das Salas Regulares, Professores Especialistas, Profissionais de Apoio, Intérprete de Libras, Estudantes incluídos e suas Mães. A análise de dados foi inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), mais especificamente, a análise temática. Os resultados apontaram que a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial faz parte da organização das escolas de Educação Básica em Pernambuco e não se pode perder de vista os avanços já consolidados neste sentido. Quando há a presença desses estudantes, já existe a preocupação de estabelecer os encaminhamentos necessários a partir do que é proposto pela política. Porém, ela ainda se caracteriza como valor superficial, como um artefato apenas visível, mas não introjetado, ou seja, é uma subcultura atinente mais aos profissionais específicos, pois suas demandas nem sempre são atendidas em tempo hábil, o que foi indentificado nesta pesquisa. Por isso, para que a Inclusão Escolar desses estudantes se torne plena, faz-se necessário que essas arestas sejam aparadas e que as ações necessárias relativas a eles se naturalizem dentro das instituições de ensino, tornando-se parte da cultura escolar, em termos de pressupostos fundamentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60446
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Márcia Alves Tenório Basílio.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons