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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60533
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | JUCÁ, José Fernando Thomé | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Italcy de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T11:42:29Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T11:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Italcy de. Estudo do comportamento geotécnico e biorremediação de um solo areno argiloso contaminado por óleo diesel. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60533 | - |
dc.description.abstract | A contaminação por combustíveis em solos pode causar modificações nas características físicas, químicas e geotécnicas, necessitando promover a sua remediação. No entanto, poucos estudos foram realizados com solos tropicais do Brasil, sobretudo os solos do interior do Nordeste. O objetivo do trabalho é analisar o comportamento de um solo de Caruaru-PE mediante contaminações por óleo diesel e propor uma biorremediação. Foram analisadas contaminações com 0%, 2%, 4% e 8% de óleo diesel em relação ao peso seco de solo. Foram realizadas a caracterização física (granulometria, densidade real dos grãos e limites de Atterberg), a caracterização química (pH, teor de matéria orgânica e FRX) e a avaliação do comportamento hidromecânico (compactação, cisalhamento direto e compressão edométrica em condições inundadas e não inundadas, condutividade hidráulica saturada, curva de retenção de água em laboratório pela trajetória de secagem e potencial de colapso). Para a biorremediação, foi utilizada a técnica de biopilha, usando 5% e 10% de composto orgânico e biossólido de ETE em peso, isoladamente, como materiais estruturantes. A presença do contaminante proporcionou uma textura mais grossa no solo, redução no índice de plasticidade e no pH, elevação no teor de matéria orgânica, os parâmetros de resistência ao cisalhamento reduziram consideravelmente, a compressibilidade e o potencial de colapso apresentaram elevações, a condutividade hidráulica e a sucção matricial apresentaram reduções. A técnica de biopilhas promoveu a remoção de até 92% de hidrocarbonetos totais de petróleo, utilizando 10% de composto orgânico como material estruturante, em 180 dias de tratamento. Portanto, conclui-se que a contaminação promoveu efeitos adversos ao solo do ponto de vista geotécnico e que a proposta de tratamento utilizando biopilhas mostrou-se uma alternativa viável para remediação do solo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Solo areno-argiloso contaminado por óleo diesel | pt_BR |
dc.subject | Comportamento geotécnico | pt_BR |
dc.subject | Biorremediação | pt_BR |
dc.title | Estudo do comportamento geotécnico e biorremediação de um solo areno argiloso contaminado por óleo diesel | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Leonardo José do Nascimento | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0847554124010405 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4911355639660442 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Fuel contamination in soil can cause changes in physical, chemical and geotechnical characteristics, requiring remediation. However, few studies have been carried out with tropical soils in Brazil, especially soils from the interior of the Northeast. The objective of the work is to analyze the behavior of soil in Caruaru-PE due to contamination by diesel oil and propose bioremediation. Contaminations with 0, 2, 4 and 8% diesel oil were analyzed. Physical characterization (granulometry, real grain density and Atterberg limits), chemical characterization (pH, organic matter content and FRX), and evaluation of hydromechanical behavior (compaction, direct shear and oedometric compression in flooded and non-flooded conditions) were carried out. saturated hydraulic conductivity, characteristic curve and collapse potential). For bioremediation, the biopile technique was used using 5% and 10% of organic compound and biosolids, alone, as structuring materials. The presence of the contaminant made the soil texture coarser, reduced the plasticity index and pH, the organic matter content increased, the shear resistance parameters reduced considerably, the compressibility increased, the collapse potential also increased, the hydraulic conductivity reduced and, the matrix suction reduced. The biopile technique promoted the removal of up to 92% of total petroleum hydrocarbons using 10% organic compound as structuring material, in 180 days of treatment. Therefore, it is concluded that the contamination had adverse effects on the soil from a geotechnical point of view and that the treatment proposal using biopiles proved to be a viable alternative for soil remediation. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3821425977868488 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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