Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60547

Compartilhe esta página

Título: Achyrocline satureioides : avaliação do seu perfil fitoquímico e potencial atividade antineoplásica frente linhagem promielocítica
Autor(es): ALMEIDA, Layane Amélia Pignataro
Palavras-chave: Câncer; Linhagem Hematopoiéticas; Antitumoral; Achyrocline satureioides
Data do documento: 18-Jul-2024
Citação: ALMEIDA, Layane Amelia Pignataro de. Achyrocline satureioides: avaliação do seu perfil fitoquímico e potencial atividade antineoplásica frente linhagem promielocítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como marcela, é uma planta natural da Mata Atlântica. Possui inovadores achados científicos em relação ao seu poder antitumoral, antiinflamatório e antimicrobiana. No âmbito da Bioeconomia, a fitoterapia se apresenta como a prática de utilizar compostos bioativos derivados de plantas ou ervas, constituindo como abordagem complementar ou alternativa à terapêutica tradicional. A planta possuí atividades relacionadas a apoptose celular derivadas de dois flavonoides presente: luteolina e quercitina, e o combate ao câncer utilizando essa matéria prima vegetal é inovador.O Câncer continua sendo a segunda maior causa de mortes no Brasil e a busca por alternativas terapêuticas é necessária para uma abordagem que pode gerar ideias inovadoras e preencher espaços no conhecimento científico existente. Dessa forma, essa pesquisa propôs a investigar as propriedades farmacológicas e dos grupos químicos presentes na Achyrocline satureioides, popularmente conhecida como marcela. O objetivo principal foi contribuir para o avanço do conhecimento científico no campo da fitoterapia, explorando o potencial terapêutico dessa planta. Foi realizada uma triagem preliminar para identificar classes de compostos fitoquímicos, como flavonoides, alcaloides, compostos fenólicos e saponinas. A análise dos extratos foi conduzida por meio de cromatografia e extração líquido-líquido. A pesquisa não apenas identificou os compostos presentes, mas também avaliou seus potenciais farmacológicos, com foco em propriedades antineoplásicas em linhagem hematopoiética. Através desse estudo é possível promover avanços na produção científica e tecnológica na área de fármacos e medicamentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60547
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Layane Amélia P de Almeida.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons