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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRITTO, Antonio Cesar Cardim-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Marques Araujo da-
dc.date.accessioned2025-03-12T14:29:50Z-
dc.date.available2025-03-12T14:29:50Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.date.submitted2025-01-29-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Marques Araujo da. Liderança à distância: O caso de uma concessionária de energia elétrica em um estado do nordeste brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Administração. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60617-
dc.description.abstractEste estudo procurou colher evidências empíricas sobre a percepção dos gestores quanto à liderança a distância no âmbito de uma concessionária de energia elétrica localizada em um dos estados da região nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa básica aplicada, de cunho descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de um estudo de caso, utilizando técnicas de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os gestores percebem a comunicação como um dos principais fatores para que obtenham êxito no processo da liderança a distância, destacando-se a videoconferência, como estratégia de sucesso. Identificou-se que a distância dificulta o controle das atividades e o estilo de liderança percebido como o mais significante foi o transformacional. Ficou evidenciado a necessidade de um número maior de salas de videoconferência, sendo as falhas de conexões e a demanda excessiva de serviços, percebidas como pontos negativos, e a melhoria do relacionamento com o cliente, a qualificação da mão de obra, a descentralização e a qualidade dos equipamentos, como pontos positivos. No tocante às oportunidades, identificou-se a facilidade de comunicação com a equipe e a redução de custos de locomoção e hospedagem, como as variáveis mais proativas, e como ameaças a possibilidade de transferência de algum membro da equipe. O assédio constante para transferência dessas vagas para unidades locais e a possibilidade de mudança gerencial.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiderança à distânciapt_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.subjectGestão à distanciapt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.titleLiderança à distância: o caso de uma concessionária de energia elétrica em um estado do nordeste brasileiro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9351609161224146pt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to collect empirical evidence on the managers' perception of distance leadership in the scope of an electric energy concessionaire located in one of the states in the northeast region of Brazil. It is a basic applied research, of a descriptive-exploratory nature, with qualitative approach, carried out through a case study, using content analysis techniques. The results showed that managers perceive communication as one of the main factors for them to be successful in the process of distance leadership, with emphasis on video conferencing, as a successful strategy. It was identified that the distance makes it difficult to control activities and the leadership style perceived as the most significant was the transformational one. The need for a greater number of videoconferencing rooms was evidenced, with the failure of connections and the excessive demand for services, perceived as negative points, and the improvement of the relationship with the client, the qualification of the workforce, decentralization and the equipment quality, as positive points. With regard to opportunities, the ease of communication with the team and the reduction of travel and accommodation costs were identified as the most proactive variables and as threats to the possibility of transferring a team member. Constant harassment to transfer these vacancies to local units and the possibility of managerial change.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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