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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60756
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Filipe Nascimento Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T20:36:09Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T20:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Filipe Nascimento Ferreira da. Natureza, topofilia e educação: o papel transformador dos parques urbanos e espaços verdes no Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60756 | - |
dc.description.abstract | A educação ambiental ganha força como uma ferramenta indispensável para a promoção da justiça social e a conscientização crítica acerca das desigualdades socioeconômicas e ambientais fortemente relacionadas ao espaço geográfico. Este trabalho analisa como os espaços verdes, sobretudo os parques urbanos, podem ser utilizados tanto como equipamentos de valorização das áreas do seu entorno, instalados pelo mercado imobiliário para aumentar o valor do solo, como também espaços educativos que potencializam a emancipação política e social das populações em condições de vulnerabilidade socioambiental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, considerou a relação entre os habitantes da cidade com esses espaços, evidenciando como os espaços verdes podem auxiliar na reivindicação de direitos e na participação ativa na transformação de suas realidades quando associados a uma educação libertadora. Os resultados apontam que a educação, quando contextualizada com a realidade do indivíduo, fortalece a formação de uma cidadania ativa, capaz de enfrentar desafios socioambientais que cercam rotineiramente as comunidades distantes dos centros de interesse do mercado imobiliário. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Justiça social | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.title | Natureza, topofilia e educação : o papel transformador dos parques urbanos e espaços verdes no Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8408690648998162 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0107090882082784 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Environmental education is gaining strength as an indispensable tool for promoting social justice and raising critical awareness of the socio-economic and environmental inequalities that are strongly related to geographical space. This work analyzes how urban parks and green spaces can be used both as a means of enhancing the value of the surrounding areas, installed by the economic market to increase land value, and as an educational space that enhances the political and social emancipation of populations in conditions of socio-environmental vulnerability. The research, which took a qualitative and quantitative approach, considered the relationship between the city's inhabitants and these spaces, highlighting how parks and green spaces can help them claim their rights and actively participate in transforming their realities when associated with liberating education. The results show that education, when contextualized with the individual's reality, strengthens the formation of an active citizenship, capable of facing the socio-environmental challenges that routinely surround communities far from the centers of interest of the economic market. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-6929-5403 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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