Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60968

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUEJIMA, Angélica Maria Kazue-
dc.contributor.authorFERREIRA NETO, José Augusto-
dc.date.accessioned2025-03-14T16:27:27Z-
dc.date.available2025-03-14T16:27:27Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.date.submitted2025-03-12-
dc.identifier.citationFERREIRA NETO, José Augusto. Um olhar contextualizado sobre o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus): elaboração de um recurso paradidático para o ensino de zoologia do ensino médio. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60968-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a elaboração de um livro paradidático intitulado "A biologia do cágado de-barbicha: O esgoto é um bom lugar para viver?", voltado para o ensino de Zoologia no Ensino Médio. A proposta busca aproximar o conteúdo científico da realidade dos estudantes, utilizando o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) como modelo para discutir adaptações biológicas e impactos ambientais em ambientes urbanos poluídos, como o rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise contextual para garantir a adequação do material ao público-alvo. O livro foi estruturado para apresentar informações científicas acessíveis, combinando linguagem didática e ilustrações. Os resultados indicam que o uso de elementos da fauna local pode tornar o ensino de Zoologia mais significativo, despertando o interesse dos alunos e promovendo reflexões críticas sobre conservação ambiental. Conclui-se que a contextualização do ensino de Ciências, aliada a materiais didáticos inovadores, pode contribuir para o engajamento dos estudantes e para uma maior conscientização sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subjectTestudinespt_BR
dc.titleUm olhar contextualizado sobre o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus): elaboração de um recurso paradidático para o ensino de Zoologia do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4721929954963008pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686915406026283pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents the development of a didactic book titled "A biologia do cágado-de barbicha: O esgoto é um bom lugar para viver?", designed for teaching Zoology in high school. The project aims to bridge scientific content with students' reality by using the barb-tailed tortoise (Phrynops geoffroanus) as a model to discuss biological adaptations and environmental impacts in polluted urban environments, such as the Tapacurá River in Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The study followed a qualitative approach, based on literature review and contextual analysis to ensure the material’s suitability for the target audience. The book was structured to present accessible scientific information, combining didactic language with illustrations. The results indicate that incorporating elements of local fauna can make Zoology teaching more meaningful, sparking students' interest and encouraging critical reflections on environmental conservation. It is concluded that contextualizing science education, combined with innovative teaching materials, can enhance student engagement and raise awareness of the impacts of human activities on the environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ AUGUSTO FERREIRA NETO.pdf
  Item embargado até 2026-03-15
5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons