Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60982

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorGALVAO NETO, Edgar Silva-
dc.date.accessioned2025-03-17T16:46:35Z-
dc.date.available2025-03-17T16:46:35Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.date.submitted2025-03-12-
dc.identifier.citationGALVÃO NETO, Edgar Silva. Considerações de professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular. 2025. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60982-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar as considerações de professores que atuam na disciplina de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular. A pesquisa investigou como a formação inicial e continuada influencia a construção do arcabouço teórico necessário para a prática docente inclusiva, bem como o impacto das interações no ambiente escolar. Essas interações envolvem profissionais da educação, como intérpretes, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais de apoio e gestores, além do envolvimento de familiares e profissionais de saúde no acompanhamento dos estudantes atípicos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, elaborado no Google Forms e enviado aos participantes via WhatsApp. No referencial teórico, a pesquisa contextualiza a história da inclusão no sistema educacional e dialoga com as contribuições de autores como Shulman, Freire e Tardif, relacionando os saberes didáticos necessários à prática pedagógica inclusiva. Os resultados evidenciam déficits na formação inicial dos docentes no que tange ao ensino inclusivo, ressaltando a necessidade de uma mudança cultural na profissão, com o desenvolvimento de saberes e práticas pedagógicas inclusivas e, também, indica a urgência de remodelações curriculares na formação inicial no que compete a essa modalidade de ensino. Nesse sentido, a formação continuada surge como ferramenta essencial para suprir lacunas formativas. Além disso, foram identificadas fragilidades na estrutura escolar e no envolvimento familiar, fatores que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Este estudo contribui para o debate sobre a inclusão escolar, destacando a necessidade de aprofundamento do tema por meio de novas pesquisas que ampliem as discussões aqui apresentadas.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.titleConsiderações de professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1722331384087397pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the considerations of teachers who teach Mathematics in the final years of Elementary School regarding the process of including students with disabilities in regular regular education classes. The research investigated how initial and continuing education influences the construction of the theoretical framework necessary for inclusive teaching practice, as well as the impact of interactions in the school environment. These interactions involve education professionals, such as interpreters, Specialized Educational Assistance (AEE) teachers, support professionals and administrators, in addition to the involvement of family members and health professionals in monitoring atypical students. Methodologically, this is a qualitative and descriptive research. A questionnaire was used as a data collection instrument, prepared in Google Forms and sent to participants via WhatsApp. In the theoretical framework, the research contextualizes the history of inclusion in the educational system and dialogues with the contributions of authors such as Shulman, Freire and Tardif, relating the didactic knowledge necessary for inclusive pedagogical practice. The results show deficiencies in the initial training of teachers regarding inclusive teaching, highlighting the need for a cultural change in the profession, with the development of knowledge and inclusive pedagogical practice, and also indicating the urgency of curricular remodeling in initial training regarding this teaching modality. In this sense, continuing education emerges as an essential tool to fill training gaps. In addition, weaknesses in the school structure and family involvement were identified, factors that directly impact the development of students with disabilities. This study contributes to the debate on school inclusion, highlighting the need to deepen the topic through new research that expands the discussions presented here.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edgar Silva Galvão Neto.pdf886,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons