Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61730

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAZEVEDO, Walter Mendes de
dc.contributor.authorBARROS, Robson Américo de
dc.date.accessioned2025-03-18T15:45:16Z-
dc.date.available2025-03-18T15:45:16Z-
dc.date.issued2008-05-06
dc.date.submitted2005-05-13
dc.identifier.urihttps://busca.inpi.gov.br/pePI/
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61730-
dc.description.abstractRefere-se a presente patente de invenção ao desenvolvimento de um novo método para obtenção de padrões, letras, imagens, circuitos impresso com polímeros condutores utilizando impressora de jato de tinta convencional. O processo para síntese de polímeros condutores consiste na substituição da tinta convencional de um cartucho de tinta de uma impressora de jato de tinta, por uma solução de sais metálicos dissolvidos em um solvente apropriado. A impressão dos padrões em uma folha de papel previamente impregnada com uma solução de monômeros de polímero condutor é feita com esta solução, que em seguida é exposta à luz para a fixação do padrão no substrato. A luz atua como agente catalisador e o sal de elementos metálicos como oxidantes. Esta rota permite sintetizar os polímeros condutores em qualquer folha de papel normalmente utilizada para impressão com impressora de jato de tinta. Uma aplicação direta desta nova rota de síntese é a possibilidade de obtenção de circuitos elétricos ou eletrônicos totalmente poliméricos utilizando uma técnica extremamente barata e de fácil acesso nos laboratórios de pesquisas. Além disto, também são possíveis o armazenamento de informações ou dados no plano com polímeros condutores. Com isto, estamos desenvolvendo uma nova técnica para fabricação de memória ótica permanente (ROM), circuitos eletrônicos padrões de escritas à base de polímeros condutores totalmente revolucionaria. A vantagem adicional apresentada por este novo método é o fato de que os padrões possuem a funcionalidade dos polímeros condutores que poderá ser utilizada em uma próxima etapa para o desenvolvimento de novos dispositivos baseados nas propriedades ópticas e elétricas ou eletrocrômicas dos polímeros condutores.
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
dc.rightsAberto
dc.titleNova técnica de impressão de padrões, letras e imagens com polímeros condutores usando impressoras convencionais
dc.typePatente
dc.publisher.countryBrasil
dc.identifier.patentnoPI 0504100
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Pernambuco
dc.ipcG03
Aparece en las colecciones: Patentes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PI 0504100.pdf606.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.