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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61877

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.authorSILVA, Micaelle Christyne Carias da-
dc.date.accessioned2025-03-19T12:20:30Z-
dc.date.available2025-03-19T12:20:30Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2025-03-18-
dc.identifier.citationSILVA, Micaelle Christyne Carias da. Velocidade de Fala em Crianças Recifenses em Idade Pré-escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61877-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a velocidade de fala em crianças pré-escolares recifenses. Método: trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, no qual participaram 15 pré-escolares na faixa etária de 4 a 7 anos, sem transtornos neurológico, psiquiátrico, auditivo e/ou de linguagem diagnosticados. Elas foram avaliadas mediante uma amostra de fala obtida por meio da narração do livro “Frog, Where Are You?”, seguida de transcrição e análise da tipologia das disfluências, frequência de ruptura e, por último, velocidade de fala. Resultados: Ao investigar as medidas de palavras por minuto e sílabas por minuto dos participantes, obteve-se, na sequência, uma média de 73,5 PPM e 135,8 SPM e mediana de 74,48 PPM e 137,93 SPM. Qualitativamente, registros do diário de campo da pesquisadora mostraram que muitas crianças apresentaram mau desempenho na habilidade de narrativa oral. As crianças com discursos mais complexos apresentaram números mais altos de produção de informação. Neste estudo, não se observou relação direta da frequência de rupturas com a redução da velocidade. Conclusão: Os pré-escolares recifenses tiveram velocidade de fala mais lenta do que os pares da mesma idade de outras regiões do Brasil, mas o desempenho se aproximou ao de João Pessoa, provavelmente pela proximidade regional e cultural. Também foi observado um desempenho acadêmico e linguístico qualitativamente abaixo do esperado, o que pode ter interferido na complexidade da narrativa e na amostra de fala obtida.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectFluênciapt_BR
dc.subjectVelocidade de falapt_BR
dc.titleVelocidade de Fala em Crianças Recifenses em Idade Pré-escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5733325908581489pt_BR
dc.description.abstractxObjective: To describe speech rate in preschool children from Recife. Method: This is a cross-sectional, observational and descriptive study in which 15 preschoolers aged between 4 and 7 years without diagnosed neurological, psychiatric, hearing and/or language disorders took part. They were assessed by means of a speech sample obtained through the narration of the book "Frog, Where Are You?", followed by transcription and analysis of the typology of disfluencies, break frequency and, finally, speech rate. Results: When investigating the participants' measures of words per minute and syllables per minute, a mean of 73.5 PPM and 135.8 SPM and a median of 74.48 PPM and 137.93 SPM were obtained sequentially. Qualitatively, the researcher's field diary entries showed that many children performed poorly in oral narrative skills. Children with more complex speeches had higher numbers of information production. In this study, there was no direct relationship between the frequency of disruptions and a reduction in speed. Conclusion: Preschoolers from Recife had slower speech rates than their peers of the same age from other regions of Brazil, but their performance was close to that of João Pessoa, probably due to their regional and cultural proximity. Academic and linguistic performance was also observed to be qualitatively lower than expected, which may have interfered with the complexity of the narrative and the speech sample obtained. Keywords: Speech, Language and Hearing Sciences; Language; Fluency; Speech rate.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

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