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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61893

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorSANTOS, Ismael Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-03-19T21:06:39Z-
dc.date.available2025-03-19T21:06:39Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Ismael Rodrigues dos. Acessibilidade digital para pessoas com perda total ou parcial da visão: um estudo em universidades vinculadas a rede brasileira de estudos e conteúdos adaptados. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61893-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a promoção da acessibilidade digital em universidades afiliadas à Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA), com foco em estudantes com perda total ou parcial da visão. A REBECA é uma rede que oferece apoio acadêmico à universitários com deficiência visual, visando a inclusão digital. A pesquisa é classificada como bibliográfica e documental, visando descrever e analisar aspectos qualitativos e quantitativos. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, aplicado à estudantes com deficiência visual e a profissionais responsáveis pela elaboração de materiais acessíveis em cinco instituições de ensino superior da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados. Além disso, uma ferramenta foi utilizada para validar a acessibilidade dos ambientes digitais nessas instituições. Os resultados foram avaliados e discutidos por meio de análise de conteúdo, à luz da revisão bibliográfica e análise documental. Com base nos resultados obtidos, foi possível traçar um panorama de como as instituições de ensino superior que participaram da pesquisa estão trabalhando para promover a acessibilidade digital. Entre os pontos críticos identificados em relação à acessibilidade estão os problemas de comunicação entre a universidade e os estudantes com deficiência visual. Muitos estudantes com deficiência visual reclamaram da falta de divulgação dos serviços disponíveis para eles, ou afirmam desconhecer totalmente a existência de um setor de acessibilidade na universidade, ou, ainda, dizem que conhecem o setor, mas têm uma relação distante com ele. Outro ponto crítico relatado foi a falta de apoio de algumas universidades aos centros/secretarias de acessibilidade para a realização de suas atividades. Problemas de acessibilidade também foram encontrados nos ambientes digitais utilizados pelas instituições para atividades acadêmicas, o que foi identificado a partir dos resultados obtidos com ferramentas validadoras de acessibilidade e, também, a partir dos depoimentos dos estudantes com deficiência visual que participaram da pesquisa. Vale ressaltar que algumas universidades desconheciam o número de estudantes com deficiência visual em seu contexto, o que pode dificultar o preparo dos professores para lecionar para esses alunos. Pois, com informações prévias, os professores poderiam preparar aulas e materiais acessíveis com o apoio da biblioteca e do centro/secretaria de Acessibilidade. Com base nos problemas identificados e nas oportunidades observadas, foi possível fazer recomendações em termos de tecnologias, produção de materiais didáticos e promoção do acesso à informação, a serem seguidas pelas instituições educacionais, a fim de oferecer aos estudantes com deficiência visual uma experiência acadêmica mais inclusiva durante seu período de estudos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subjectAcessibilidade informacionalpt_BR
dc.subjectAcessibilidade na Webpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.titleAcessibilidade digital para pessoas com perda total ou parcial da visão: um estudo em universidades vinculadas a rede brasileira de estudos e conteúdos adaptadospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5890658220389803pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the promotion of digital accessibility in universities affiliated with the Brazilian Network of Adapted Studies and Content (REBECA), with a specific focus on students experiencing total or partial vision loss. REBECA is a network that offers academic support to university students with visual impairments, aiming for digital inclusion. The research is classified as both bibliographical and documentary, to describe and analyze qualitative and quantitative aspects. Data were collected through an online questionnaire administered to visually impaired students and professionals responsible for creating accessible materials across five higher education institutions within the REBECA network. Additionally, a tool was employed to validate the accessibility of digital environments within these institutions. The results were evaluated and discussed through content analysis, informed by a comprehensive review of relevant literature and documentary sources. Based on the obtained results, an overview emerged regarding how participating higher education institutions are working to promote digital accessibility. Among the critical points identified concerning accessibility, communication challenges between universities and visually impaired students were prominent. Many visually impaired students reported a lack of awareness about available services or expressed complete ignorance of any dedicated accessibility department within their university. Another critical issue highlighted was the insufficient support provided by some universities to their accessibility centers or secretariats in carrying out their activities effectively. Accessibility problems were also identified in the digital environments used by these institutions for academic purposes, as confirmed by results obtained from accessibility validators and the testimonies of visually impaired students who participated in the research. It is worth noting that some universities were unaware of the number of visually impaired students within their context, which can hinder faculty preparedness for teaching such students. With advance information, instructors could better prepare accessible lessons and materials, leveraging support from the library and the Accessibility Center. Based on the identified challenges and observed opportunities, some recomendations has been proposed in terms of technologies, instructional material production, and the promotion of information access. These practices are intended to guide educational institutions in providing a more inclusive academic experience for visually impaired students during their period of study.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

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