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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61909
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Selma Leitão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nadia Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T14:43:09Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T14:43:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nadia Oliveira da. O uso da argumentação prática em situações deliberativas do estágio em Psicologia Clínica: um estudo exploratório. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61909 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visou a identificar os movimentos argumentativos e os tipos de conhecimentos utilizados por estagiários do curso de Psicologia na tomada de decisão durante o estágio em Psicologia Clínica. O foco foi no processo de planejamento, execução e reflexão sobre a ação em situações propostas a este contexto. Foi utilizada a perspectiva de argumentação prática, definida como um tipo de raciocínio utilizado para escolher ações em contextos sociais, visando resolver problemas práticos (Gomez, 2018). Os processos de planejamento, execução e reflexão são partes essenciais da formação em estágio e supervisão em Psicologia. Participaram do estudo quatro alunos no último ano da graduação, divididos em duas duplas: dupla concluinte (finalizando o Estágio Específico II) e dupla iniciante (recém-ingressos no Estágio Específico I). A coleta de dados foi estruturada em três etapas: (i) planejamento da ação: deliberação sobre um caso clínico apresentado, definindo a abordagem clínica e construindo o curso de ação; (ii) execução da ação: realização do role play com troca de papéis entre paciente e psicoterapeuta; e (iii) reflexão sobre a ação: cada participante realizou uma entrevista de autoconfrontação simples de Clot (2010), baseada na videogravação do role play. Foi realizada uma microanálise dos dados de planejamento e reflexão sobre a ação, focando nos movimentos argumentativos e tipos de conhecimento utilizados. Foi utilizada a unidade triádica de Leitão (2000) – argumento, contra-argumento e resposta – para investigar os movimentos argumentativos, e as noções de conhecimento declarativo e procedimental de Sternberg (2018) para analisar os tipos de conhecimentos. Uma macroanálise foi conduzida para observar as semelhanças e diferenças nos movimentos argumentativos e tipos de conhecimentos entre a dupla concluinte e iniciante. Na fase de planejamento da ação, as duplas usaram argumentos para escolher a abordagem teórica, considerar informações clínicas e a história de vida da paciente. Contra-argumentos enfraqueceram alternativas de cursos de ação, hipóteses diagnósticas e anteciparam situações indesejadas. As respostas indicaram as ações escolhidas e as que deveriam ser realizadas. Durante a reflexão sobre a ação, todos os participantes revisaram suas ações, destacando aquelas inadequadas ao processo do role play e ações adequadas, além de considerar outras ações que poderiam ter sido realizadas (apenas a dupla concluinte). Os conhecimentos declarativos foram identificados nas fases de planejamento e revisão da ação, enquanto os conhecimentos procedimentais apareceram descritos a partir dos conhecimentos declarativos. Na análise macroanalítica, a dupla concluinte mostrou maior quantidade e variedade de movimentos argumentativos em comparação com a dupla iniciante. A literatura sobre treinamento de psicoterapeutas e teorias de aprendizagem de adultos sugere que a experiência prática pode aumentar as habilidades argumentativas e ostipos de conhecimentos utilizados. O contexto de supervisão, por si só, foi considerado um modelo formativo que estimula o desenvolvimento da habilidade de argumentar. Os resultados apontam a necessidade de mais estudos para permitir maior generalização dos achados. A continuidade da investigação pode fornecer reflexões valiosas para a melhoria dos programas de formação em Psicologia, especialmente no desenvolvimento de habilidades argumentativas e na aplicação de conhecimentos teóricos e práticos em contextos de estágio e supervisão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de psicólogos | pt_BR |
dc.subject | Estágio em Psicologia Clínica | pt_BR |
dc.subject | Argumentação prática | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos declarativos e procedimentais | pt_BR |
dc.subject | Estudo exploratório | pt_BR |
dc.title | O uso da argumentação prática em situações deliberativas do estágio em Psicologia Clínica : um estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7615905356054842 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the argumentative movements and types of knowledge used by psychology trainees in decision-making during their clinical psychology internship. The focus was on the process of planning, executing and reflecting on action in situations proposed in this context. The perspective of practical argumentation was used, defined as a type of reasoning used to choose actions in social contexts, aiming to solve practical problems (Gomez, 2018). The processes of planning, execution and reflection are essential parts of internship training and supervision in psychology. Four students in their final year of undergraduate studies took part in the study, divided into two pairs: a concluding pair (completing specific internship II) and a novice pair (newcomers to specific internship I). Data collection was structured in three stages: (i) planning the action: deliberation on a clinical case presented, defining the clinical approach and constructing the course of action; (ii) execution of the action: role play with an exchange of roles between patient and psychotherapist and (iii) reflection on the action: each participant carried out a simple Clot self-confrontation interview, based on the videotaping of the role play. A micro-analysis of the planning and reflection on action data was carried out, focusing on the argumentative movements and types of knowledge used. Leitão's (2000) triadic unit - argument, counter-argument and response - was used to investigate the argumentative moves, and Sternberg's (2018) notions of declarative and procedural knowledge were used to analyse the types of knowledge. A macro-analysis was carried out to observe the similarities and differences in the argumentative moves and types of knowledge between the completing and novice pairs. In the action planning phase, the pairs used arguments to choose the theoretical approach, consider clinical information and the patient's life story. Counter-arguments weakened alternative courses of action, diagnostic hypotheses and anticipated undesirable situations. The answers indicated the actions chosen and those that should be carried out. During reflection on the action, all the participants reviewed their actions, highlighting those that were inappropriate to the role play process and appropriate actions, as well as considering other actions that could have been carried out (only the completing pair). Declarative knowledge was identified in the planning and action review phases, while procedural knowledge was described from declarative knowledge. In the macro-analytical analysis, the completing pair showed a greater number and variety of argumentative moves compared to the beginning pair. The literature on training psychotherapists and adult learning theories suggests that practical experience can increase argumentative skills and the types of knowledge used. The supervision context alone was found to be a formative model that stimulates the development of argumentative skills. The results point to the need for further studiesto allow greater generalization of the findings. Continued research can provide valuable reflections for improving training programs in psychology, especially in the development of argumentative skills and the application of theoretical and practical knowledge in internship and supervision contexts. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8088699346664430 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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