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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61927

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dc.contributor.advisorSILVA, Silvana Maria Bastos Afonso da-
dc.contributor.authorPESSOA, Álamo DiTarso Sousa-
dc.date.accessioned2025-03-20T18:00:12Z-
dc.date.available2025-03-20T18:00:12Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationPESSOA, Álamo Ditarso Sousa. Análise de confiabilidade estrutural de dutos corroídos com foco na influência da correlação espacial da corrosão. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61927-
dc.description.abstractDutos são amplamente utilizados no transporte de commodities, especialmente no setor de petróleo e gás, devido à sua segurança, eficiência e economia em longas distâncias. Com uma rede em constante crescimento, espera- se que mantenham sua importância por um longo período, sendo sua operação segura e adequada de grande interesse para as operadoras. O estudo da corrosão se mostra, portanto, de fundamental importância, uma vez que esta é uma das principais causas de acidentes em dutos ao atuar degradando a parede destes, reduzindo sua integridade estrutural e comprometendo sua resistência mecânica. A complexidade no tratamento numérico do fenômeno eletroquímico em si é aumentada pelas dificuldades em modelar as condições ambientais variáveis ao longo do duto – as quais não são distribuídas uniformemente e apresentam correlação espacial. O objetivo desta dissertação foi, portanto, avaliar a influência da correlação entre as taxas lineares de crescimento da profundidade de defeitos em dutos corroídos na probabilidade de falha ao longo do tempo. A probabilidade de falha foi calculada com base no modelo de falha à primeira sobrecarga e a determinação dos coeficientes de correlação entre as taxas de cada defeito foi feita arbitrando-se valores para os parâmetros das funções de autocorrelação: comprimento de correlação e espaçamento entre defeitos; foram avaliadas as diferenças na utilização de duas diferentes funções de autocorrelação: triangular e exponencial quadrática; os resultados foram obtidos para tempos totais de vida útil iguais a 15, 20, 25 e 30 anos e uma quantidade de defeitos variando de 2 a 5 num duto de comprimento arbitrário. Foi possível perceber que há uma influência considerável da correlação entre as taxas de crescimento da profundidade dos defeitos na probabilidade de falha total calculada no sentido de a probabilidade diminuir com um aumento na correlação. Este efeito é notado aumentar conforme cresce a quantidade de defeitos e conforme é considerado um maior tempo de vida útil. A aderência da relação probabilidade de falha vs. correlação a uma curva ajustada, escolhida como aquela com maior R2 dentre vários tipos de curva, também cresce em função tanto do número de defeitos, como do tempo total.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDutos corroídospt_BR
dc.subjectConfiabilidade estruturalpt_BR
dc.subjectCorrelaçãopt_BR
dc.subjectMétodo de Monte Carlopt_BR
dc.titleAnálise de confiabilidade estrutural de dutos corroídos com foco na influência da correlação espacial da corrosãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBECK, André Teófilo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1539879044396608pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3146063061089997pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxPipelines are widely used in the transportation of commodities, especially in the oil and gas sector, due to their safety, efficiency and economy over long distances. With a constantly growing network, they are expected to maintain their importance for a long period, and their safe and adequate operation is of great interest to operators. The study of corrosion is therefore of fundamental importance, since this is one of the main causes of accidents in pipelines. Corrosion acts by degrading the pipeline wall, reducing its structural integrity and compromising its mechanical resistance. The complexity in the numerical treatment of the electrochemical phenomenon itself is increased by the difficulties in modeling the variable environmental conditions along the pipeline – which are not uniformly distributed and present spatial correlation. The objective of this dissertation was, therefore, to evaluate the influence of the correlation between the linear growth rates of the depth of defects in corroded pipelines on the probability of failure over time. The probability of failure was calculated based on the first passage probability concept and the determination of the correlation coefficients between the rates of each defect was done by arbitrating values for the parameters of the autocorrelation functions: correlation length and spacing between defects; the differences in the use of two different autocorrelation functions, triangular and quadratic exponential, were evaluated; the results were obtained for total lifespans equal to 15, 20, 25 and 30 years and a number of defects ranging from 2 to 5 in an arbitrarily long pipeline. It was possible to notice that there is a considerable influence of the correlation between the linear growth rates of the depth of the defects on the calculated total failure probability in the sense that the probability decreases with an increase in the correlation. This effect is noted to increase as the number of defects increases and as a longer lifespan is considered. The adherence of the probability of failure vs. correlation relationship to a certain fitted curve, chosen as that one with the highest R2 values among several types of curves, also increases as a function of both the number of defects and the total time.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4319075758352865pt_BR
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