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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAES, PEDRO PINHEIRO-
dc.contributor.authorSILVA, VITORIA HELOIZA ALVES DA-
dc.date.accessioned2025-03-24T18:46:18Z-
dc.date.available2025-03-24T18:46:18Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória. O IMPACTO DA INTERVENÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS NOS NÍVEIS DE DEPRESSÃO EM ESCOLARES DE 8 À 12 ANOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61962-
dc.description.abstractIntrodução: A infância é um período marcado por intensas mudanças físicas, socioemocionais, e a prática de atividades físicas é apontada como um fator protetivo contra diversos problemas de saúde mental, como a depressão. Objetivo: Avaliar a influência de um programa de atividades físicas na redução de sintomas depressivos em escolares de 8 a 12 anos de idade na cidade de Goiana, Pernambuco. Metodologia: Trata-se de estudo experimental, com abordagem quantitativa.As crianças foram divididas em dois grupos: um grupo experimental (GE), que participava de intervenções em atividades físicas (esportes, recreação e natação) duas vezes por semana, durante oito semanas e um grupo controle (GC) que não realizou intervenção. O nível de atividade física (NAF) foi avaliado pelo Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) e os níveis depressivos pelo Child Depression Inventory (CDI). Os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste Qui-quadrado (x²) para análise da associação entre as variáveis, adotando-se uma significância de p<0,05. Resultados: A amostra foi composta de 99 crianças, sendo 57 meninos e 42 meninas, com idade média de 10 anos. Houve diferença significativa na redução dos níveis de depressão no GE em comparação ao GC (p=0,046). As crianças classificadas como ativas após a intervenção apresentaram maior redução nos níveis de depressão. Não houve diferenças significativas entre os sexos quanto à redução dos sintomas depressivos (p=0,661). Conclusão: A prática de atividades físicas reduziu significativamente os níveis de depressão e aumentou o NAF em crianças de 8 a 12 anos, na comparação entre o GE e GC.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO IMPACTO DA INTERVENÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS NOS NÍVEIS DE DEPRESSÃO EM ESCOLARES DE 8 À 12 ANOSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Gilberto Ramos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Childhood is a period marked by intense physical and socioemotional changes, and physical activity is considered a protective factor against various mental health issues, such as depression. Objective: To assess the influence of a physical activity program on the reduction of depressive symptoms in schoolchildren aged 8 to 12 in the city of Goiana, Pernambuco. Methodology: This is an experimental study with a quantitative approach. The children were divided into two groups: an experimental group (EG), which participated in physical activity interventions (sports, recreation, and swimming) twice a week for eight weeks, and a control group (CG), which did not undergo any intervention. The level of physical activity (PA) was assessed using the Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C), and depressive levels were measured using the Child Depression Inventory (CDI). Shapiro-Wilk normality tests and the Chi-square test (x²) were used to analyze the association between variables, with a significance level of p<0.05. Results: The sample consisted of 99 children, 57 boys and 42 girls, with a mean age of 10 years. There was a significant reduction in depression levels in the EG compared to the C G (p=0.046). Children classified as active after the intervention showed greater reductions in depression levels. There were no significant differences between sexes regarding the reduction of depressive symptoms (p=0.661). Conclusion: Physical activity significantly reduced depression levels and increased PA in children aged 8 to 12, when comparing the EG and CG. Keywords: Depression, physical activity, child.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationEducação Físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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