Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61962
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAES, PEDRO PINHEIRO | - |
dc.contributor.author | SILVA, VITORIA HELOIZA ALVES DA | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T18:46:18Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T18:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória. O IMPACTO DA INTERVENÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS NOS NÍVEIS DE DEPRESSÃO EM ESCOLARES DE 8 À 12 ANOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61962 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A infância é um período marcado por intensas mudanças físicas, socioemocionais, e a prática de atividades físicas é apontada como um fator protetivo contra diversos problemas de saúde mental, como a depressão. Objetivo: Avaliar a influência de um programa de atividades físicas na redução de sintomas depressivos em escolares de 8 a 12 anos de idade na cidade de Goiana, Pernambuco. Metodologia: Trata-se de estudo experimental, com abordagem quantitativa.As crianças foram divididas em dois grupos: um grupo experimental (GE), que participava de intervenções em atividades físicas (esportes, recreação e natação) duas vezes por semana, durante oito semanas e um grupo controle (GC) que não realizou intervenção. O nível de atividade física (NAF) foi avaliado pelo Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) e os níveis depressivos pelo Child Depression Inventory (CDI). Os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste Qui-quadrado (x²) para análise da associação entre as variáveis, adotando-se uma significância de p<0,05. Resultados: A amostra foi composta de 99 crianças, sendo 57 meninos e 42 meninas, com idade média de 10 anos. Houve diferença significativa na redução dos níveis de depressão no GE em comparação ao GC (p=0,046). As crianças classificadas como ativas após a intervenção apresentaram maior redução nos níveis de depressão. Não houve diferenças significativas entre os sexos quanto à redução dos sintomas depressivos (p=0,661). Conclusão: A prática de atividades físicas reduziu significativamente os níveis de depressão e aumentou o NAF em crianças de 8 a 12 anos, na comparação entre o GE e GC. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | O IMPACTO DA INTERVENÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS NOS NÍVEIS DE DEPRESSÃO EM ESCOLARES DE 8 À 12 ANOS | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | VIEIRA, Gilberto Ramos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8481873172778216 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Childhood is a period marked by intense physical and socioemotional changes, and physical activity is considered a protective factor against various mental health issues, such as depression. Objective: To assess the influence of a physical activity program on the reduction of depressive symptoms in schoolchildren aged 8 to 12 in the city of Goiana, Pernambuco. Methodology: This is an experimental study with a quantitative approach. The children were divided into two groups: an experimental group (EG), which participated in physical activity interventions (sports, recreation, and swimming) twice a week for eight weeks, and a control group (CG), which did not undergo any intervention. The level of physical activity (PA) was assessed using the Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C), and depressive levels were measured using the Child Depression Inventory (CDI). Shapiro-Wilk normality tests and the Chi-square test (x²) were used to analyze the association between variables, with a significance level of p<0.05. Results: The sample consisted of 99 children, 57 boys and 42 girls, with a mean age of 10 years. There was a significant reduction in depression levels in the EG compared to the C G (p=0.046). Children classified as active after the intervention showed greater reductions in depression levels. There were no significant differences between sexes regarding the reduction of depressive symptoms (p=0.661). Conclusion: Physical activity significantly reduced depression levels and increased PA in children aged 8 to 12, when comparing the EG and CG. Keywords: Depression, physical activity, child. | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 VITORIA.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons