Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61992

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Mariana Porto de-
dc.date.accessioned2025-03-25T21:09:51Z-
dc.date.available2025-03-25T21:09:51Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Mariana Porto de. Usos mágicos do audiovisual na educação: jogos para voltar a sonhar. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61992-
dc.description.abstractEsta tese circunscreve usos específicos do cinema e audiovisual em ambientes formativos através de jogos aplicados e avaliados por sua potencialidade para construir habilidades relacionais e sócio-afetivas em grupos, inicialmente desenvolvidos no âmbito da Escola Engenho, projeto de extensão realizado entre 2011 e 2016 para crianças e adolescentes em 3 bairros do Recife, e depois aplicados a diferentes contextos de ensino e aprendizagem. A pesquisa denomina de mágicas as experiências de criação compartilhada de 9 jogos audiovisuais descritos a partir de três emblemas distintivos, categorias cartografadas para dar visibilidade a aspectos sensíveis da produção de conhecimento: a Inteligência da pele, a Produção de espaço-tempo e o Campo mental compartilhado. Os usos mágicos são explanados por conceitos presentes nas literaturas alquímica (CARVALHO, 1995; ROOB, 2001), mística (JODOROWSKY, 2009) e nas cosmovisões ameríndias (VIVEIROS DE CASTRO, 2013) (KOPENAWA; ALBERT, 2015) indicando efeitos políticos das experiências com imagens e sons que só podem ser identificados a partir de uma revisão bibliográfica decolonial. Em contraste, está a relação de espetáculo estabelecida com as imagens nas sociedades “videológicas” (BUCCI; KHEL, 2004) como objetos presentificados incessantemente para consumo, corroendo referenciais de espaço e tempo, constituintes da percepção, e cristalizando sentidos dominantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema, educação, jogospt_BR
dc.subjectMagia, estética, políticapt_BR
dc.subjectAudiovisual, pedagogias, subjetividadespt_BR
dc.titleUsos mágicos do audiovisual na educação: jogos para voltar a sonharpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6272632032297461pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis outlines specific uses of cinema and audiovisual media in educational settings through games applied and evaluated for their potential to build relational and socio-affective skills in groups, initially developed within the scope of the Engenho School, an extension project carried out between 2011 and 2016 for children and adolescents in 3 neighborhoods of Recife, and later applied to different teaching and learning contexts. The research calls magical the experiences of shared creation of 9 audiovisual games described from three distinctive emblems, categories mapped to give visibility to sensitive aspects of knowledge production: Skin Intelligence, Space-Time Production and Shared Mental Field. Magical uses are explained by concepts present in alchemical literature (CARVALHO, 1995; ROOB, 2001), mystical literature (JODOROWSKY, 2009) and in Amerindian worldviews (VIVEIROS DE CASTRO, 2013) (KOPENAWA; ALBERT, 2015), indicating political effects of experiences with images and sounds that can only be identified through a decolonial bibliographic review. In contrast, there is the relationship of spectacle established with images in “videological” societies (BUCCI; KHEL, 2004) as objects incessantly made present for consumption, eroding references of space and time, constituents of perception, and crystallizing dominant meanings.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Mariana Porto de Queiroz.pdf46,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons