Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61992
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cristina Teixeira Vieira de | - |
dc.contributor.author | QUEIROZ, Mariana Porto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T21:09:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T21:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Mariana Porto de. Usos mágicos do audiovisual na educação: jogos para voltar a sonhar. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61992 | - |
dc.description.abstract | Esta tese circunscreve usos específicos do cinema e audiovisual em ambientes formativos através de jogos aplicados e avaliados por sua potencialidade para construir habilidades relacionais e sócio-afetivas em grupos, inicialmente desenvolvidos no âmbito da Escola Engenho, projeto de extensão realizado entre 2011 e 2016 para crianças e adolescentes em 3 bairros do Recife, e depois aplicados a diferentes contextos de ensino e aprendizagem. A pesquisa denomina de mágicas as experiências de criação compartilhada de 9 jogos audiovisuais descritos a partir de três emblemas distintivos, categorias cartografadas para dar visibilidade a aspectos sensíveis da produção de conhecimento: a Inteligência da pele, a Produção de espaço-tempo e o Campo mental compartilhado. Os usos mágicos são explanados por conceitos presentes nas literaturas alquímica (CARVALHO, 1995; ROOB, 2001), mística (JODOROWSKY, 2009) e nas cosmovisões ameríndias (VIVEIROS DE CASTRO, 2013) (KOPENAWA; ALBERT, 2015) indicando efeitos políticos das experiências com imagens e sons que só podem ser identificados a partir de uma revisão bibliográfica decolonial. Em contraste, está a relação de espetáculo estabelecida com as imagens nas sociedades “videológicas” (BUCCI; KHEL, 2004) como objetos presentificados incessantemente para consumo, corroendo referenciais de espaço e tempo, constituintes da percepção, e cristalizando sentidos dominantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema, educação, jogos | pt_BR |
dc.subject | Magia, estética, política | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual, pedagogias, subjetividades | pt_BR |
dc.title | Usos mágicos do audiovisual na educação: jogos para voltar a sonhar | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6272632032297461 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6777463656092350 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis outlines specific uses of cinema and audiovisual media in educational settings through games applied and evaluated for their potential to build relational and socio-affective skills in groups, initially developed within the scope of the Engenho School, an extension project carried out between 2011 and 2016 for children and adolescents in 3 neighborhoods of Recife, and later applied to different teaching and learning contexts. The research calls magical the experiences of shared creation of 9 audiovisual games described from three distinctive emblems, categories mapped to give visibility to sensitive aspects of knowledge production: Skin Intelligence, Space-Time Production and Shared Mental Field. Magical uses are explained by concepts present in alchemical literature (CARVALHO, 1995; ROOB, 2001), mystical literature (JODOROWSKY, 2009) and in Amerindian worldviews (VIVEIROS DE CASTRO, 2013) (KOPENAWA; ALBERT, 2015), indicating political effects of experiences with images and sounds that can only be identified through a decolonial bibliographic review. In contrast, there is the relationship of spectacle established with images in “videological” societies (BUCCI; KHEL, 2004) as objects incessantly made present for consumption, eroding references of space and time, constituents of perception, and crystallizing dominant meanings. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Mariana Porto de Queiroz.pdf | 46,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons