Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIDAL, Fabiana Souto Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Patrícia Correia Vilela da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T17:49:32Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T17:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Patrícia Correia Vilela da. A formação na licenciatura em artes visuais da ufpe no contexto da Pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a pandemia mudou nossos hábitos influenciando em todos os aspectos do nosso cotidiano principalmente na educação esta pesquisa investigou a formação do professor de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de compreender as (re)invenções e práticas vivenciadas na formação inicial no período da pandemia. Para tanto, foi necessário identificar os componentes curriculares, obrigatórios e eletivos, oferecidos remotamente na Licenciatura em Artes Visuais no contexto pandêmico (2020 - 2021) e compreender o que coordenação e docentes atuantes nos componentes curriculares elencados, experienciaram no ensino remoto, identificando as transformações, (re)invenções e (re)organizações das práticas vivenciadas remotamente na Licenciatura em Artes Visuais a partir da fala dos docentes, de observações e dos materiais por eles disponibilizados. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa através do procedimento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo com caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Diante disso, constatamos que a continuação das aulas por meio do ensino remoto foi acatada após várias reuniões com toda a comunidade acadêmica tendo-se criado um calendário suplementar facultativo, 2020.3 gerando para coordenação e para os docentes da licenciatura em Artes Visuais dificuldades iniciais com a oferta de componentes curriculares práticos, mas que foram contornados e os docentes conseguiram se adaptar ao momento atuando com autonomia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A formação na licenciatura em artes visuais da UFPE no contexto da pandemia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5127840441521662 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9258272116465693 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering that the pandemic has changed our habits, influencing all aspects of our daily lives, especially in education, this research investigated the training of Visual Arts professors at the Federal University of Pernambuco, in order to understand the (re)inventions and practices experienced in training initial period of the pandemic. To this end, it was necessary to identify the curricular components, mandatory and elective, offered remotely in the Degree in Visual Arts in the pandemic context (2020 - 2021) and to understand what coordination and teachers working in the listed curricular components experienced in remote teaching, identifying the transformations , (re)inventions and (re)organizations of practices experienced remotely in the Degree in Visual Arts based on the speech of the professors of observations and the materials they made available. Therefore, a research was carried out through the bibliographic, documentary and field research procedure with an exploratory and descriptive character with a qualitative approach. In view of this, we found that the continuation of classes through remote teaching was accepted after several meetings with the entire academic community, having created an optional supplementary calendar, 2020.3 generating initial difficulties for coordination and for teachers of the degree in Visual Arts with the offer of practical curricular components, but which were bypassed and the professors were able to adapt to the moment by acting autonomously. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patricia Correia Vilela da Silva.pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons