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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIDAL, Fabiana Souto Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Patrícia Correia Vilela da-
dc.date.accessioned2025-03-27T17:49:32Z-
dc.date.available2025-03-27T17:49:32Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Correia Vilela da. A formação na licenciatura em artes visuais da ufpe no contexto da Pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014-
dc.description.abstractTendo em vista que a pandemia mudou nossos hábitos influenciando em todos os aspectos do nosso cotidiano principalmente na educação esta pesquisa investigou a formação do professor de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de compreender as (re)invenções e práticas vivenciadas na formação inicial no período da pandemia. Para tanto, foi necessário identificar os componentes curriculares, obrigatórios e eletivos, oferecidos remotamente na Licenciatura em Artes Visuais no contexto pandêmico (2020 - 2021) e compreender o que coordenação e docentes atuantes nos componentes curriculares elencados, experienciaram no ensino remoto, identificando as transformações, (re)invenções e (re)organizações das práticas vivenciadas remotamente na Licenciatura em Artes Visuais a partir da fala dos docentes, de observações e dos materiais por eles disponibilizados. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa através do procedimento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo com caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Diante disso, constatamos que a continuação das aulas por meio do ensino remoto foi acatada após várias reuniões com toda a comunidade acadêmica tendo-se criado um calendário suplementar facultativo, 2020.3 gerando para coordenação e para os docentes da licenciatura em Artes Visuais dificuldades iniciais com a oferta de componentes curriculares práticos, mas que foram contornados e os docentes conseguiram se adaptar ao momento atuando com autonomia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA formação na licenciatura em artes visuais da UFPE no contexto da pandemiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5127840441521662pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9258272116465693pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxConsidering that the pandemic has changed our habits, influencing all aspects of our daily lives, especially in education, this research investigated the training of Visual Arts professors at the Federal University of Pernambuco, in order to understand the (re)inventions and practices experienced in training initial period of the pandemic. To this end, it was necessary to identify the curricular components, mandatory and elective, offered remotely in the Degree in Visual Arts in the pandemic context (2020 - 2021) and to understand what coordination and teachers working in the listed curricular components experienced in remote teaching, identifying the transformations , (re)inventions and (re)organizations of practices experienced remotely in the Degree in Visual Arts based on the speech of the professors of observations and the materials they made available. Therefore, a research was carried out through the bibliographic, documentary and field research procedure with an exploratory and descriptive character with a qualitative approach. In view of this, we found that the continuation of classes through remote teaching was accepted after several meetings with the entire academic community, having created an optional supplementary calendar, 2020.3 generating initial difficulties for coordination and for teachers of the degree in Visual Arts with the offer of practical curricular components, but which were bypassed and the professors were able to adapt to the moment by acting autonomously.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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