Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62022

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorSILVA, Emilly Joyce Alcântara da-
dc.date.accessioned2025-03-27T19:40:15Z-
dc.date.available2025-03-27T19:40:15Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Joyce Alcântara da. O estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: desafios e superações no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62022-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar estratégias empregadas para a superação de desafios que emergem na implementação de Estudos de Aula no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática, no Brasil. Buscamos responder às seguintes questões norteadoras: que desafios emergem durante a realização de processos de Estudos de Aula no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM)? Que caminhos são adotados para superar esses desafios? Para alcançar o objetivo, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura de pesquisas sobre o Estudo de Aula (EA) na formação inicial de professores de Matemática no contexto do ECSM e uma pesquisa empírica com uma turma de ECSM em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Pernambuco. Os instrumentos para produção dos dados da pesquisa empírica foram observação participante, diário de bordo, entrevistas semiestruturadas individuais e questionários. Contamos com a professora formadora e sete futuros professores, além da pesquisadora. Com a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), visamos identificar indícios de desafios enfrentados e de caminhos percorridos para sua superação em pesquisas brasileiras que envolvessem o EA e o ECSM. Foram analisados cinco artigos publicados em número ou dossiê temático sobre o EA em periódicos, seis resumos expandidos dos anais das edições I e II do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino da Matemática (SILSEM), duas teses e uma dissertação. Os principais desafios indicados nas pesquisas que compuseram a RSL foram: disponibilidade e comprometimento, tempo de realização, colaboração e entrosamento do grupo, planejamento, conhecimentos do conteúdo, didáticos e pedagógicos, falta de experiência e imprevistos externos. As discussões (e reflexões) pós-aula foram apontadas pelos autores como momentos relevantes para a superação dos desafios, às vezes interferindo instantaneamente, mas sobretudo influenciando práticas futuras. O papel do professor supervisor também se mostrou importante para o planejamento colaborativo, contribuindo com a troca de experiências para superar as dificuldades dos futuros professores. Na pesquisa empírica não foi possível ter o professor supervisor fazendo parte do planejamento, mas a professora formadora guiou e auxiliou os futuros professores durante a experiência. Os principais desafios enfrentados pelos futuros professores foram realizar a leitura dos textos e a entrega das suas atividades, elaborar e adaptar a tarefa exploratória, superar as crenças do ensino tradicional, iniciar a colaboração e elaborar o plano de aula. Para superar esses desafios, os futuros professores se apoiaram na professora formadora, nos momentos de colaboração, nos diálogos do grupo e na gestão do tempo para a realização das atividades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLesson Studypt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionado em Matemáticapt_BR
dc.titleO estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: desafios e superações no contexto do Estágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0490961223440754pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze strategies employed to overcome challenges that emerge in the implementation of Lesson Study in the context of the Supervised Curricular Internship in Mathematics in Brazil. We seek to answer the following guiding questions: What challenges emerge during the implementation of Lesson Study processes in the context of the Supervised Curricular Internship in Mathematics? What approaches are adopted to overcome these challenges? To achieve this objective, a Systematic Literature Review was conducted on studies about Lesson Study (LS) in the initial training of Mathematics teachers within the Supervised Curricular Internship context, along with an empirical study involving an Supervised Curricular Internship class in a Mathematics Teaching Degree program at a Public Higher Education Institution in Pernambuco. The data collection instruments for the empirical research included participant observation, a field journal, semi-structured individual interviews, and questionnaires. The study involved a teacher educator, seven prospective teachers, and the researcher. Through the Systematic Literature Review , we aimed to identify evidence of challenges faced and strategies employed to overcome them in Brazilian studies involving LS and Supervised Curricular Internship. Five articles published in journals or thematic dossiers on LS, six extended abstracts from the proceedings of the first and second editions of the International Seminar on Lesson Study in Mathematics Education (SILSEM), two doctoral theses, and one master's thesis were analyzed. The main challenges identified in the studies included availability and commitment, time constraints, group collaboration and cohesion, lesson planning, content knowledge, didactic and pedagogical knowledge, lack of experience, and unforeseen external factors. Post-lesson discussions and reflections were highlighted by the authors as key moments for overcoming these challenges, sometimes having an immediate impact but primarily influencing future teaching practices. The role of the supervising teacher also proved important for collaborative planning, contributing to the exchange of experiences to help future teachers overcome difficulties. In the empirical study, the supervising teacher could not participate in the planning, but the teacher educator guided and supported the prospective teachers throughout the experience. The main challenges faced by the prospective teachers were reading and submitting assignments, designing and adapting exploratory tasks, overcoming beliefs about traditional teaching, initiating collaboration, and developing lesson plans. To overcome these challenges, they relied on the teacher educator, collaborative moments, group discussions, and time management for task completion.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emilly Joyce Alcantara da Silva.pdf12,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons