Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62025

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donatto-
dc.contributor.authorSILVA, Thaize de Lima da-
dc.date.accessioned2025-03-27T20:21:20Z-
dc.date.available2025-03-27T20:21:20Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Thaize de Lima da. Formação de professores, ensino inclusivo e alunos surdos: um estudo com licenciandos de matemática a partir do uso de jogos numa perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62025-
dc.description.abstractOs debates feitos na academia sobre a necessidade de uma formação de professores mais voltada à educação inclusiva, especificamente, do ensino de Matemática para alunos surdos, demandam uma compreensão sobre a formação desses profissionais que reconheçam as especificidades dos alunos e suas formas de aprender. A necessidade de o professor conhecer as diferenças entre seus alunos e desenvolver em sala de aula práticas para que todos aprendam, nos provocaram e foram elementos geradores de nossas inquietações. Por isso, nos propomos discutir o uso do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) que, aliado aos jogos matemáticos, podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática de maneira colaborativa. Disto surgiu a nossa questão de pesquisa: de que maneira licenciandos em Matemática desenvolvem, por meio de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, o ensino de Matemática inclusivo para trabalhar com alunos surdos? Com essa indagação tecemos como objetivo geral: compreender, a partir do desenvolvimento de propostas de ensino de matemática inclusivo com alunos surdos, o uso de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com licenciandos em Matemática. Para dar conta desse objetivo geral traçamos três objetivos específicos: i) Identificar como licenciandos do curso de Matemática pensam o trabalho com alunos surdos em sala de aula regular em relação ao ensino de conteúdos matemáticos;ii) Analisar o desenvolvimento dos licenciandos, sobre a utilização de jogos matemáticos inclusivos pautados na perspectiva do DUA; iii) Refletir a importância de momentos formativos e as ações desenvolvidas pelos licenciandos para o ensino de matemática inclusivo com alunos surdos. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa; em relação aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e sobre os procedimentos foi vivenciada como pesquisa- ação. Para a coleta e produção dos dados, utilizamos dois questionários que foram aplicados durante um minicurso, que foi oferecido pela pesquisadora e terá como participantes licenciados em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agresteque se enquadram nos critérios de inclusão da pesquisa. Além das respostas aos questionários foram analisados os jogos matemáticos desenvolvidos por eles e apresentados no último encontro do minicurso, fruto da vivência de estudo e acompanhamento quanto a suas adaptações de acordo com os fundamentos do Desenho Universal para Aprendizagem. Considerando os resultados da pesquisa, pode-se concluir que discussões, como minicursos e experiências promovidas pelo curso de licenciatura em Matemática podem contribuir para maior segurança e conhecimento dos futuros professores para atuar em salas de aulas com aluno surdos e ouvintes. Para isso, o Desenho Universal para Aprendizagem unido aos jogos matemáticos, trabalhados durante o minicurso, mostrou ser uma ferramenta de apoio ao professor na busca do ensino de matemática inclusivo, por poder promover o aprendizado e a interação entre os alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Matemático Inclusivopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação de professores, ensino inclusivo e alunos surdos: um estudo com licenciandos de matemática a partir do uso de jogos numa perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3870156252880067pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe debates held in academia regarding the need for teacher education to be more focused on inclusive education, specifically, the teaching of Mathematics to deaf students, require an understanding of teacher training that acknowledges students' specific needs and ways of learning. The necessity for teachers to recognize the differences among their students and develop classroom practices that ensure everyone learns has provoked us and served as a driving force behind our inquiries. Therefore, we aim to discuss the use of Universal Design for Learning (UDL), which, when combined with mathematical games, can contribute to the teaching and learning of Mathematics in a collaborative manner. From this, our research question emerged: how do Mathematics teacher candidates develop inclusive Mathematics teaching for working with deaf students through games from a Universal Design for Learning perspective? Based on this inquiry, we established our general objective: to understand, through the development of inclusive Mathematics teaching proposals with deaf students, the use of games from a Universal Design for Learning perspective among Mathematics teacher candidates.To achieve this general objective, we outlined three specific objectives: i) Identify how Mathematics teacher candidates perceive working with deaf students in regular classrooms concerning the teaching of mathematical content; ii) Analyze the development of teacher candidates regarding the use of inclusive mathematical games based on the UDL perspective; iii) Reflect on the importance of formative experiences and the actions carried out by teacher candidates for inclusive Mathematics teaching with deaf students. The research methodology followed a qualitative approach. In terms of its objectives, it is a descriptive and explanatory study, and in terms of procedures, it was conducted as action research. For data collection and production, we used two questionnaires, which were administered during a mini-course offered by the researcher. The participants were Mathematics teacher candidates from the Federal University of Pernambuco – Agreste Academic Center, who met the research's inclusion criteria. In addition to analyzing the questionnaire responses, we examined the mathematical games developed by the participants, which were presented during the final session of the mini-course. These games were a result of their study experience and their adaptations based on the principles of Universal Design for Learning. Considering the research results, it can be concluded that discussions, such as mini-courses and experiences promoted within the Mathematics teacher education program, can contribute to greater confidence and knowledge among future teachers for working in classrooms with both deaf and hearing students. In this context, Universal Design for Learning, combined with mathematical games explored during the mini-course, proved to be a valuable tool for supporting teachers in fostering inclusive Mathematics education, as it facilitates learning and interaction among students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaize de Lima da Silva.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons