Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62027
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Rejane Dias da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Felipe Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T20:30:49Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T20:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Felipe Barbosa dos. As representações sociais do Limolaygo Toype compartilhadas entre os docentes do povo Xukuru do Ororubá. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62027 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada à linha de formação de professores e práticas pedagógicas. Localizados entre os municípios de Pesqueira e Poção, mesorregião do agreste pernambucano, os indígenas da etnia Xukuru do Ororubá configuram seu projeto de vida coletiva e princípios de formação das novas gerações amparados nas representações sociais do Limolaygo Toype. A referida pesquisa buscou enquanto objetivo geral identificar as representações sociais do Limolaygo Toype compartilhadas pelos docentes indígenas do Povo Xukuru do Ororubá e ancoradas em sua prática pedagógica. Como objetivos específicos, buscou-se (i) analisar o campo comum das representações sociais do Limolaygo Toype; e (ii) examinar possíveis variações de posicionamento dos docentes xukurus atuantes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em torno dos princípios organizadores das representações sociais do Limolaygo Toype. O referencial teórico-metodológico deste estudo tem como base a Teoria das Representações Sociais elaborada por Serge Moscovici (1961), a partir da abordagem societal constituída pelo psicólogo Willem Doise (2002). Acreditamos que esta investigação foi de suma relevância, pois nos possibilitou compreender como a representação social do objeto investigado é compreendida e mobilizada nas práticas pedagógicas daqueles docentes, gerando condutas específicas e fortalecendo a identidade étnica. No tocante aos processos de coleta dos dados desta investigação, estes procedimentos foram efetuados a partir das técnicas de entrevistas semiestruturadas e questionário por escala, conforme preza a abordagem societal. A interpretação dos dados coletados foi desenvolvida sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), com base na modalidade de análise temática. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de consensos e variações nas representações sociais do Limolaygo Toype. Em relação ao campo comum, os dados coletados destacam que as representações sociais do Limolaygo Toype se ancoram em torno das categorias de territorialidade, identidade, ancestralidade, memória, coletividade, cosmogestão territorial e educação. Ao tratarmos sobre as variações evidenciou-se que estas se organizam de forma polissêmica conforme a relação que os interlocutores nutrem com o objeto representado. Em suma, considera- se que a representação social do Limolaygo Toype faz parte de um metassistema que configura relações normativas que retroalimentam crenças, ideários de vida e memórias coletivas. Diante disto, consideramos que a representação do Limolaygo Toype inspira e orienta práticas comunitárias tradicionais advindas de experiências ancestrais vividas dentro do território, que por sua vez torna-se um elemento central na constituição da identidade do professor e professora indígena Xukuru e um eixo orientativo da sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Professores xucurus | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Limolaygo Toype | pt_BR |
dc.title | As representações sociais do Limolaygo Toype compartilhadas entre os docentes do povo Xukuru do Ororubá | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8869101232334466 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1774595988893157 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Pernambuco, linked to the line of Teacher Training and Pedagogical Practices. Located between the municipalities of Pesqueira and Poção, in the mesoregion of the Pernambuco hinterland, the indigenous people of the Xukuru do Ororubá ethnic group configure their collective life project and principles of formation of the new generations supported by the social representations of Limolaygo Toype. That said, the aforementioned research sought as a general objective to identify the social representations of Limolaygo Toype shared by indigenous teachers of the Xukuru do Ororubá People and anchored in their pedagogical practice. The specific objectives of this study were (i) analyze the common field of social representations of Limolaygo Toype and (ii) to examine possible variations in the positioning of Xukuru teachers working in early childhood education and the initial years of elementary school regarding the organizing principles of social representations of Limolaygo Toype. The theoretical-methodological framework of this study is based on the Theory of Social Representations developed by Serge Moscovici (1961), based on the Societal approach established by psychologist Willem Doise (2002). We believe that this investigation was extremely relevant, as it allowed us to understand how the social representation of the object investigated is understood and mobilized in the pedagogical practices of these teachers, generating specific behaviors and strengthening ethnic identity. Regarding the data collection processes for this investigation, these procedures were carried out using semi-structured interviews and scale questionnaire techniques, as required by the societal approach. The interpretation of the collected data was developed from the perspective of Bardin's content analysis (2016), based on the thematic analysis method. The results found evidenced the existence of consensus and variations in the social representations of Limolaygo Toype. In relation to the common field, the collected data highlight that the social representations of Limolaygo Toype are anchored around the categories of territoriality, identity, ancestry, memory, collectivity, territorial cosmomanagement and education. When addressing the variations, it became evident that they are organized in a polysemic way according to the relationship that the interlocutors have with the represented object. In short, it can be concluded that the social representation of Limolaygo Toype is part of a metasystem that configures normative relationships that feed back into beliefs, life ideals and collective memories. In view of this, we consider that the representation of Limolaygo Toype inspires and guides traditional community practices arising from ancestral experiences lived within the territory, in turn, it becomes a central element in the constitution of the identity of the Xukuru indigenous teacher and a guiding axis of their pedagogical practice. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe Barbosa dos Santos.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons