Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62029
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Aurino Lima | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Arthur Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T21:01:19Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T21:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-21 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Arthur Silva de. Espiritualidades de(s)coloniais nas experiências brincantes do Maracatu Rural na Mata Norte de Pernambuco: contribuições para a (trans)formação humana no campo educacional. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62029 | - |
dc.description.abstract | O Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto são nomenclaturas que se referem ao folguedo popular natural da região da Mata Norte pernambucana, caracterizado pelo cruzamento entre o catolicismo popular, a tradição africana e as perspectivas indígenas do catimbó da jurema que inaugura um modo de vida brincante marcado pela diversão-devoção. A partir disso, efetuam-se aberturas de natureza ontoepistemológicas outras que nos direcionam a perspectivas mais abrangentes para perceber a inteireza da vida numa visada de(s)colonial. Neste cortejo-dissertação, tomamos as espiritualidades de(s)coloniais das experiências do Maracatu Rural Estrela Brilhante, em Nazaré da Mata/PE, numa perspectiva de educação como (trans)formação humana, procurando tecer contribuições ao campo da educação partindo da cocriação com os saberes brincantes. O Objetivo Geral foi compreender numa pesquisa de inspiração metodológica de Investigação Participante (IP) junto aos folgazões de Maracatu Rural do grupo de Maracatu Estrela Brilhante, em Nazaré da Mata/PE, como as espiritualidades de(s)coloniais, nas suas experiências brincantes, poderiam propiciar contribuições para a (trans)formação humana no campo educacional. Objetivos Específicos: a) apresentar uma experiência de observação participante das sambadas de Maracatu Rural junto aos folgazões do grupo de Maracatu Estrela Brilhante, em Nazaré da Mata/PE; Com essa experiência, buscamos b) mapear os possíveis aspectos das espiritualidades de(s)colonias presentes nessas experiências brincantes e c) cocriar, com os folgazões do grupo de Maracatu Estrela Brilhante, em Nazaré da Mata/PE, ideias centrais acerca das contribuições das suas experiências brincantes para a (trans)formação humana no campo educacional. Metodologicamente, usamos a investigação participante como ação de visibilização e coconstrução do conhecimento, uma metodologia dirigida à transformação social, por isso há em sua constituição múltiplas possibilidades de transformação de saberes, de sensibilidades e de motivações populares, como uma forma alternativa emancipatória de saber popular pelo fazer de(s)colonial. Os resultados indicaram que as sambadas de Maracatu Rural são manifestação de diversão-devoção compostas pela relação musical, coreográfica, poética e festiva que conta com a disposição dos co-participantes em círculo ou num formato aproximado do que entendemos por samba de roda, com presença de instrumentos, cantos estróficos curtos, silábicos, responsorial e repetitivo e também improvisados, coreografia variada, espontânea e alternante, onde todos e todas dançam de uma só vez, nos dando sentidos educativos (trans)formativos. As espiritualidades de(s)coloniais nas experiências brincantes dos folgazões estão em confluência com o fazer em grupo, geração de vida, respeito, mítico-ritual, multiperspectivismo, bem-viver, cura e extra-humanidade, todas essas concepções atravessadas pela noção de incorporação que proporciona participação ao saber- viver brincante. As contribuições do fazer brincante do Maracatu Rural para a (trans)formação humana no campo educacional foi dialogada através das dez orientações da analítica decolonial permitindo a ampliação dos horizontes do bem viver ao nos demonstrar a lógica multidimensional da relação colonial que persiste mesmo após o fim do colonialismo. Diante disso, as espiritualidades de(s)coloniais presentes nas experiências brincantes possibilitam perceber as configurações dos modos de perceber e habitar o mundo, engajando desse modo um maior conhecimento do que buscamos representar por educação como (trans)formação humana. Apontamos a importância de pluriversalizar modos de existir, perceber e experienciar o mundo, de maneira que as espiritualidades de(s)coloniais nas experiências brincantes situam modos de pensar-sentir-agir que toma como referência o corpo e a alma para ampliar o horizonte do saber da perspectiva/cosmologias que percebem com e a partir de corpos e lugares étnico-raciais subalternizado em direção à educação (trans)formadora em todos os sentidos e dimensões da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Maracatu baque solto | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidades de(s)coloniais | pt_BR |
dc.subject | (Trans)formação humana | pt_BR |
dc.subject | Transpessoalidade | pt_BR |
dc.title | Espiritualidades de(s)coloniais nas experiências brincantes do Maracatu Rural na Mata Norte de Pernambuco: contribuições para a (trans)formação humana no campo educacional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3026978040117585 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5402096659543875 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Maracatu Rural or Maracatu de Baque Solto are nomenclatures that refer to the popular folklore from the Mata Norte region of Pernambuco, characterized by the intersection between popular Catholicism, African tradition and the indigenous perspectives of jurema catimbó, which inaugurated a way of life marked by fun-devotion. From this, other onto- epistemological openings are made that lead us to broader perspectives in order to perceive the wholeness of life from a de(s)colonial perspective. In this dissertation, we look at the de(s)colonial spiritualities of the experiences of Maracatu Rural Estrela Brilhante in Nazaré da Mata/PE from the perspective of education as human (trans)formation, seeking to make contributions to the field of education through co-creation with the knowledge of the players. The general objective was to understand, based on research inspired by the methodology of Participant Investigation (PI) with the Maracatu Rural folgazões of the Maracatu Estrela Brilhante group in Nazaré da Mata/PE, how colonial spiritualities in their playing experiences could provide contributions to human (trans)formation in the field of education. Specific Objectives: a) to present an experience of participant observation of Rural Maracatu sambadas with the folgazões of the Estrela Brilhante Maracatu group in Nazaré da Mata/PE; from this experience we sought b) to map the possible aspects of the spiritualities of (s)colonies present in these playing experiences and c) to co-create, with the folgazões of the Estrela Brilhante Maracatu group in Nazaré da Mata/PE, central ideas about the contributions of their playing experiences to human (trans)formation in the educational field. Methodologically, we started with participant research as an action to make knowledge visible and co-construct it, a methodology aimed at social transformation, which is why there are multiple possibilities in its constitution for transforming popular knowledge, sensitivities and motivations, as an emancipatory alternative form of popular knowledge through colonial (s)making. The results indicated that the Maracatu Rural sambadas are a manifestation of fun-devotion made up of a musical, choreographic, poetic and festive relationship, with participants arranged in a circle or in a format similar to what we understand as a samba de roda, the presence of instruments, short, syllabic, responsorial and repetitive strophic chants, as well as improvised ones, varied, spontaneous and alternating choreography, where everyone dances at once, giving us (trans)formative educational meanings. The de(s)colonial spiritualities in the playful experiences of the folgazões are in confluence with doing in a group, generating life, respect, mythical-ritual, multiperspectivalism, well-living, healing and extra-humanity, all these conceptions crossed by the notion of incorporation that provides participation in the playful know-how. The contributions of Maracatu Rural's playing to human (trans)formation in the field of education were discussed using the ten guidelines of decolonial analysis, allowing us to broaden the horizons of good living by showing us the multidimensional logic of the colonial relationship that persists even after the end of colonialism. From this, the de(s)colonial spiritualities present in the playing experiences make it possible to perceive the configurations of the ways of perceiving and inhabiting the world, thus engaging a greater knowledge of what we seek to represent by education as human (trans)formation. We point out the importance of pluriversalizing ways of existing, perceiving and experiencing the world, so that the de(s)colonial spiritualities in the playful experiences situate ways of thinking-feeling-acting that take the body and soul as a reference to broaden the horizon of knowledge to the perspective/cosmologies that perceive with and from subalternized ethnic- racial bodies and places towards (trans)formative education in all senses and dimensions of life. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Arthur Silva de Andrade.pdf | 5,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons