Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62055
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDINA, Luciano Lacerda | - |
dc.contributor.author | MELO, Jaqueline Francis de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T20:03:59Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31T20:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-08 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Jaqueline Francis de Lima. ARQUITETURA DO BRINCAR E DESENVOLVER: Proposta de Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62055 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma proposta arquitetônica a nível de Anteprojeto de um Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil, com foco em atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento baseado nos princípios da arquitetura sensorial. Foi idealizado a partir da identificação do déficit de equipamentos públicos que ofereçam infraestrutura física e organizacional adequada às necessidades específicas desse público, além da importância do equipamento para o tratamento precoce que permitirá a melhoria na qualidade de vida durante o desenvolvimento infantil. O Anteprojeto resultou em uma proposta que visa integrar os espaços através da arquitetura sensorial, estabelecendo diretrizes projetuais focadas em desenvolver habilidades das crianças, com terapias multidisciplinares e a experienciação do lugar através dos estímulos gerados por estratégias sensoriais abordadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arquitetura Sensorial | pt_BR |
dc.subject | Centro de Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do Neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.title | ARQUITETURA DO BRINCAR E DESENVOLVER: Proposta de Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8757665404029483 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is an architectural proposal at the Draft Project level for a Reference Center for Child Neurodevelopment, focusing on multidisciplinary care for children and adolescents with neurodevelopmental disorders based on the principles of sensory architecture. It was created based on the identification of the lack of public equipment that offers physical and organizational infrastructure suited to the specific needs of this public, in addition to the importance of equipment for early treatment that will allow for an improvement in the quality of life during child development. The Draft resulted in a proposal that aims to integrate spaces through sensory architecture, establishing design guidelines focused on developing children's skills, with multidisciplinary therapies and the experience of the place through the stimuli generated by the sensory strategies addressed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaqueline Francis de Lima Melo.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons