Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62056

Compartilhe esta página

Título: Extrato Etanólico de Cacto Mandacaru (Cereus jamacaru DC) previne efeitos tóxicos da Rotenona em modelo experimental de Doença de Parkinson
Autor(es): LIRA, Yanka Vitória de Santana
Palavras-chave: Neuroproteção; Antioxidante; Cereus jamacaru; Rotenona; Cladódio
Data do documento: 17-Mar-2025
Citação: LIRA, Yanka Vitória de Santana. EXTRATO ETANÓLICO DE CACTO MANDACARU (Cereus jamacaru DC) PREVINE EFEITOS TÓXICOS DA ROTENONA EM MODELO EXPERIMENTAL DE DOENÇA DE PARKINSON. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Caatinga é um ecossistema presente no Nordeste brasileiro com a presença de várias plantas que possuem compostos bioativos com potencial efeito nutracêutico em condições oxidativas. O cacto Cereus jamacaru D.C., popularmente conhecido como Mandacaru, possui propriedades medicinais, com efeitos antitumorais e citoprotetores em doenças renais e cardíacas. O presente estudo testou a hipótese de que o extrato etanólico do cladódio do C. jamacaru pode ser benéfico contra alterações bioquímicas induzidas pela rotenona em modelo de doença de Parkinson usando Drosophila melanogaster. Moscas jovens (3-4 dias) foram divididas em 6 grupos (n= 60/grupo em triplicata) de acordo com a dieta por 7 dias: controle, rotenona 50 µM, extrato 0,05 mg/g de dieta, extrato 0,075 mg/g de dieta, rotenona 50 µM+ extrato 0,05 mg/g de dieta e rotenona 50 µM + extrato 0,075 mg/g de dieta. Taxa de sobrevivência e homogenatos do corpo inteiro foram obtidos para ensaios bioquímicos de óxido nítrico-sintase (NO), tióis totais, níveis de espécies reativas de oxigênio (EROS). Os resultados mostraram que a taxa de mortalidade induzida pela rotenona de 30%, foi prevenida pelo extrato etanólico de C. jamacaru nas duas concentrações (p<0.01). Os danos causados pela rotenona no aumento dos níveis de óxido nítrico-sintase e de tióis totais (p<0.01) foram prevenidos pelo extrato. Em relação à produção de EROS, apenas a concentração de extrato de 0,075 mg/ g de dieta foi capaz de reverter os efeitos da rotenona. Os resultados indicam que o C. jamacaru na dieta exerce efeitos antioxidantes contra o status oxidativo e mortalidade induzidos pela rotenona. Os dados estimulam estudos farmacológicos adicionais para investigar este cacto como uma nova intervenção dietética na prevenção ou tratamento da doença de Parkinson e reforçam a sua necessária sustentabilidade na Caatinga.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62056
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Yanka Lira.pdf
  Item embargado até 2026-03-30
791,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons