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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas | - |
dc.contributor.author | MOURA, Rafael Amorim Viana de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T17:16:16Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02T17:16:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Rafael Amorim Viana de. Sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracasso. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083 | - |
dc.description.abstract | O primeiro sistema de bicicletas compartilhadas surgiu em Amsterdã na década de 1960, mas enfrentou dificuldades devido à falta de segurança e controle. Nas Américas, as bicicletas compartilhadas surgiram mais recentemente, a partir dos anos 1990, com Portland, Estados Unidos, pioneira em 1994. Até junho de 2023, dos 781 sistemas registrados, 359 foram encerrados, 266 permanecem em operação, 89 estavam em planejamento, 51 nunca foram inaugurados, e 16 encontravam-se temporariamente fechados. Diante do crescente número de sistemas fracassados e da menor atenção dada a esses casos, esta Tese investiga os fatores determinantes para o sucesso ou fracasso dos sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas, considerando suas distintas realidades urbanas, sociais e econômicas. Adotando uma abordagem inovadora em escala continental, a pesquisa analisa a diversidade de contextos regionais, culturais e operacionais, contrastando sistemas ativos e encerrados. A metodologia foi estruturada em três etapas principais. Primeiramente, foi elaborado um marco teórico abrangente, explorando a evolução histórica e tecnológica dos sistemas de bicicletas compartilhadas, bem como sua adaptação durante a pandemia da COVID-19. Em seguida, realizou-se a coleta e análise de dados a partir de fontes públicas e abertas, abrangendo variáveis demográficas, socioeconômicas, de mobilidade urbana, climáticas, topográficas e operacionais, culminando na construção de dois bancos de dados: BD1 (n=576) e BD2 (n=217). Por fim, foram aplicadas modelagens mistas, utilizando técnicas como fator de inflação de variância (VIF), análise de componentes principais (PCA), regressões logit e clusterização K-means, permitindo identificar padrões e relações entre variáveis e sistemas analisados. Os resultados apontam que fatores como o modelo operacional (com estações, fluxo livre ou outros) são cruciais para a sustentabilidade dos sistemas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bicicleta compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Américas | pt_BR |
dc.subject | Sucesso | pt_BR |
dc.subject | Fracasso | pt_BR |
dc.title | Sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracasso | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9447648796570125 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6594943575825417 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The first bike-sharing system emerged in Amsterdam in the 1960s, but it faced challenges due to a lack of security and control. In the Americas, bike-sharing systems appeared more recently, starting in the 1990s, with Portland, United States, pioneering the concept in 1994. As of June 2023, out of 781 recorded systems, 359 were discontinued, 266 remain in operation, 89 were in the planning stage, 51 were never launched, and 16 were temporarily closed. Given the growing number of failed systems and the limited attention given to these cases, this thesis investigates the key factors influencing the success or failure of bike-sharing systems in the Americas, considering their diverse urban, social, and economic realities. Adopting an innovative continental- scale approach, the study analyzes the regional, cultural, and operational diversity of these systems, contrasting active and discontinued programs.The methodology was structured into three main stages. First, a comprehensive theoretical framework was developed, exploring the historical and technological evolution of bike-sharing systems, as well as their adaptation during the COVID-19 pandemic. Second, data collection and analysis were conducted using public and open sources, covering demographic, socioeconomic, urban mobility, climate, topographic, and operational variables, leading to the construction of two databases: BD1 (n=576) and BD2 (n=217). Finally, mixed modeling techniques were applied, using methods such as Variance Inflation Factor (VIF), Principal Component Analysis (PCA), logit regressions, and K- means clustering, allowing for the identification of patterns and relationships between variables and analyzed systems.The results highlight that factors such as the operational model (station-based, dockless, or other) are crucial to the sustainability of bike-sharing systems. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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