Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas-
dc.contributor.authorMOURA, Rafael Amorim Viana de-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:16:16Z-
dc.date.available2025-04-02T17:16:16Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationMOURA, Rafael Amorim Viana de. Sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracasso. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083-
dc.description.abstractO primeiro sistema de bicicletas compartilhadas surgiu em Amsterdã na década de 1960, mas enfrentou dificuldades devido à falta de segurança e controle. Nas Américas, as bicicletas compartilhadas surgiram mais recentemente, a partir dos anos 1990, com Portland, Estados Unidos, pioneira em 1994. Até junho de 2023, dos 781 sistemas registrados, 359 foram encerrados, 266 permanecem em operação, 89 estavam em planejamento, 51 nunca foram inaugurados, e 16 encontravam-se temporariamente fechados. Diante do crescente número de sistemas fracassados e da menor atenção dada a esses casos, esta Tese investiga os fatores determinantes para o sucesso ou fracasso dos sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas, considerando suas distintas realidades urbanas, sociais e econômicas. Adotando uma abordagem inovadora em escala continental, a pesquisa analisa a diversidade de contextos regionais, culturais e operacionais, contrastando sistemas ativos e encerrados. A metodologia foi estruturada em três etapas principais. Primeiramente, foi elaborado um marco teórico abrangente, explorando a evolução histórica e tecnológica dos sistemas de bicicletas compartilhadas, bem como sua adaptação durante a pandemia da COVID-19. Em seguida, realizou-se a coleta e análise de dados a partir de fontes públicas e abertas, abrangendo variáveis demográficas, socioeconômicas, de mobilidade urbana, climáticas, topográficas e operacionais, culminando na construção de dois bancos de dados: BD1 (n=576) e BD2 (n=217). Por fim, foram aplicadas modelagens mistas, utilizando técnicas como fator de inflação de variância (VIF), análise de componentes principais (PCA), regressões logit e clusterização K-means, permitindo identificar padrões e relações entre variáveis e sistemas analisados. Os resultados apontam que fatores como o modelo operacional (com estações, fluxo livre ou outros) são cruciais para a sustentabilidade dos sistemas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBicicleta compartilhadapt_BR
dc.subjectAméricaspt_BR
dc.subjectSucessopt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.titleSistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracassopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9447648796570125pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6594943575825417pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe first bike-sharing system emerged in Amsterdam in the 1960s, but it faced challenges due to a lack of security and control. In the Americas, bike-sharing systems appeared more recently, starting in the 1990s, with Portland, United States, pioneering the concept in 1994. As of June 2023, out of 781 recorded systems, 359 were discontinued, 266 remain in operation, 89 were in the planning stage, 51 were never launched, and 16 were temporarily closed. Given the growing number of failed systems and the limited attention given to these cases, this thesis investigates the key factors influencing the success or failure of bike-sharing systems in the Americas, considering their diverse urban, social, and economic realities. Adopting an innovative continental- scale approach, the study analyzes the regional, cultural, and operational diversity of these systems, contrasting active and discontinued programs.The methodology was structured into three main stages. First, a comprehensive theoretical framework was developed, exploring the historical and technological evolution of bike-sharing systems, as well as their adaptation during the COVID-19 pandemic. Second, data collection and analysis were conducted using public and open sources, covering demographic, socioeconomic, urban mobility, climate, topographic, and operational variables, leading to the construction of two databases: BD1 (n=576) and BD2 (n=217). Finally, mixed modeling techniques were applied, using methods such as Variance Inflation Factor (VIF), Principal Component Analysis (PCA), logit regressions, and K- means clustering, allowing for the identification of patterns and relationships between variables and analyzed systems.The results highlight that factors such as the operational model (station-based, dockless, or other) are crucial to the sustainability of bike-sharing systems.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Rafael Amorim Viana de Moura.pdf6,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons