Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62084

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorDANTAS, Wedson Luis dos Reis-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:18:42Z-
dc.date.available2025-04-02T17:18:42Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationDANTAS, Wedson Luis dos Reis. Fatores determinantes da acidentalidade rodoviária no Nordeste brasileiro: análise espacial e implicações para a segurança viária. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62084-
dc.description.abstractA segurança viária é uma preocupação global, devido aos elevados índices de acidentalidade rodoviária. A análise dos fatores relacionados a essas ocorrências, apresentam-se como fundamentais, para compreender sua relevância de maneira especializada. Portanto, este trabalho pretende analisar os fatores determinantes da acidentalidade rodoviária no Nordeste brasileiro, considerando variáveis socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura viária, com ênfase na distribuição espacial dos acidentes. A metodologia inclui a coleta de dados secundários, aplicação de técnicas estatísticas, com a regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), Índice de Moran e a análise espacial por meio da Regressão Geograficamente Ponderada (RGP). Os resultados indicam que os acidentes rodoviários apresentam padrões espaciais influenciados por fatores socioeconômicos e pela infraestrutura viária. A análise estatística indicou que áreas com maior densidade demográfica e maior fluxo de tráfego registram maior frequência de acidentes e influência dos fatores analisados, especialmente nas capitais e regiões metropolitanas, como Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Teresina e São Luís. A extensão e a densidade viária estão positivamente associadas ao aumento da acidentalidade. A análise espacial identificou áreas críticas que requerem atenção prioritária para a implementação de políticas de segurança viária. A RGP revelou que a relação entre os fatores explicativos e os acidentes não é homogênea, variando entre os municípios. Destaca- se a necessidade de medidas integradas para a mitigação dos acidentes rodoviários, incluindo planejamento viário, fiscalização e campanhas educativas. Conclui-se que a acidentalidade rodoviária no Nordeste brasileiro é influenciada por fatores socioeconômicos, demográficos e de infraestrutura viária, reforçando a importância de políticas baseadas em evidências e abordagens regionais e metodologias espaciais para a compreensão da acidentalidade viária.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSinistros rodoviáriospt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectRegressão geoponderadapt_BR
dc.subjectRodovias federaispt_BR
dc.titleFatores determinantes da acidentalidade rodoviária no Nordeste brasileiro: análise espacial e implicações para a segurança viáriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4739440412744902pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxTraffic safety is a global concern due to the high rates of crashes. Analyzing the factors related to these occurrences is essential to understanding their significance in a specialized manner. Therefore, this study aims to investigate the determining factors of crashes in Northeastern Brazil, considering socioeconomic, demographic, and road infrastructure variables, emphasizing the spatial distribution of accidents. The methodology includes collecting secondary data and applying statistical techniques, such as Ordinary Least Squares (OLS) regression, Moran’s Index, and spatial analysis using Geographically Weighted Regression (GWR). The results indicate that crashes exhibit spatial patterns influenced by socioeconomic factors and road infrastructure. Statistical analysis shows that areas with higher population density and traffic flow record higher accident frequency, particularly in capital cities and metropolitan regions such as Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Teresina, and São Luís. Road extension and density are positively associated with increased accident rates. The spatial analysis identified critical areas that require priority attention for implementing traffic safety policies. The GWR analysis revealed that the relationship between explanatory factors and crashes is not homogeneous, varying across municipalities. This study highlights the need for integrated measures to mitigate crashes, including urban planning, enforcement, and educational campaigns. The findings conclude that road crash rates in Northeastern Brazil are influenced by socioeconomic, demographic, and infrastructure factors, reinforcing the importance of evidence-based policies, regional approaches, and spatial methodologies for a deeper understanding of road accident patterns.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wedson Luis dos Reis Dantas.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons