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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62110

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Márcia Angela da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Marcus Vinícius dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:06:45Z-
dc.date.available2025-04-03T12:06:45Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Marcus Vinícius dos Santos. Educação domiciliar no Brasil : articulações para normalização e sua relação com o neoconservadorismo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62110-
dc.description.abstractAcordar, escovar os dentes, tomar banho, alimentar-se, vestir o fardamento e ir à escola não é uma realidade para muitas famílias do Brasil e do mundo. A educação domiciliar, conhecida mundialmente como homeschooling, consiste na prática educativa em que os pais e/ou responsáveis assumem o papel de professores no ambiente doméstico. A prática da educação domiciliar existe no Brasil e no mundo desde tempos longínquos, quando os mais velhos ensinavam aos mais jovens, seja pela ausência de escolas formais ou pelo acesso restrito à escola em razão de dificuldades geográficas e financeiras. No entanto, a pesquisa em tela dedica esforços analíticos à prática da educação domiciliar como uma alternativa à compulsoriedade escolar, a partir da sua relação com o neoconservadorismo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as articulações do Estado nas esferas estadual e distrital para regulamentação da modalidade da educação domiciliar em PLs que tramitam ou que tramitaram recentemente (2012-2023) e sua aproximação com o neoconservadorismo no Brasil. E especificamente se propõe a: a) Analisar os Projetos de Lei (PLs) estaduais e distrital em andamento e que tramitam recentemente sobre a educação domiciliar e sua relação com os atores envolvidos. b) Investigar a relação entre as propostas em andamento ou que tramitam recentemente sobre a educação domiciliar e o neoconservadorismo no Brasil. c) Confrontar as legislações estaduais e distrital consideradas sobre a educação domiciliar no Brasil a partir do referencial normativo da educação como um direito e uma política educacional. Para que esses objetivos fossem alcançados, adotou-se uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório a partir de uma pesquisa bibliográfica para que fosse possível mapear as pesquisas já cristalizadas sobre a temática supracitada, se familiarizar com ela e melhor traduzir os resultados alcançados e de uma pesquisa documental através dos PLs, obtidos nas páginas oficiais das casas legislativas. Dentre os principais resultados, verificou-se um aumento dramático dos PLs nas Assembleias Legislativas do Brasil que preveem segurança jurídica aos praticantes da educação domiciliar, sobretudo a partir das eleições do ano de 2018, que culminou na vitória do então candidato a presidente da república Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Também foi constatado que o neoconservadorismo tem relação direta com o avanço das pautas em prol da educação domiciliar em distintos quadrantes espaciais do Brasil, através dos partidos políticos e parlamentares adeptos. Partidos como PL, PSL, Republicanos e Patriota são os que mais patrocinam as tentativas de regulamentação da educação domiciliar, enquanto partidos como o PT, Psol, Rede e PDT são os que mais repelem esse tipo de aprovação. Por fim, verificou-se que os PLs sobre a educação domiciliar no Brasil estão filiados ao movimento de educação domiciliar norte-americano. Nas justificativas dos PLs analisados, se observa em quase sua totalidade a menção ao movimento norte-americano em volta da educação domiciliar, desde seu contexto histórico a estatísticas e outros dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Domiciliarpt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectProjetos de Leis (PLs)pt_BR
dc.titleEducação domiciliar no Brasil : articulações para normalização e sua relação com o neoconservadorismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6971712309549869pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445186556699560pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxWaking up, brushing your teeth, taking a shower, eating, putting on your uniform and going to school is not a reality for many families in Brazil and around the world. Home education, known worldwide as homeschooling, consists of the educational practice in which parents and/or guardians assume the role of teachers at home. The practice of home education has existed in Brazil and around the world since ancient times, when older people taught younger people, either due to the absence of formal schools or restricted access to school due to geographical and financial difficulties. However, this research dedicates analytical efforts to the practice of home education as an alternative to compulsory schooling, based on its relationship with neoconservatism. This research has the general objective of analyzing the State's articulations at the state and district levels to regulate the modality of home education in Bills that are being processed or that have been processed recently (2012-2023) and their approach to neoconservatism in Brazil. And specifically it proposes to: a) Analyze the state and district Bills in progress and recently being processed on home education and its relationship with the actors involved. b) Investigate the relationship between ongoing or recent proposals on home education and neoconservatism in Brazil. c) Compare the state and district legislation considered regarding home education in Brazil based on the normative framework of education as a right and an educational policy. In order for these objectives to be achieved, a qualitative methodology was adopted, of an exploratory nature based on a bibliographical research to be possible to map the research already crystallized on the aforementioned theme, to become familiar with it and better translate the results achieved and in a documentary research through Bills, obtained from the official pages of the legislative houses. Among the main results, there was a dramatic increase in Bills in the Legislative Assemblies of Brazil that provide legal security for those practicing home education, especially since the 2018 elections, which culminated in the victory of the candidate for president of the republic, Jair Messiah Bolsonaro (2019-2022). It was also found that neoconservatism is directly related to the advancement of agendas in favor of home education in different quadrants of Brazil, through political parties and parliamentary supporters. Parties such as PL, PSL, Republicans and Patriots are those that most sponsor attempts to regulate home education, while parties such as PT, Psol, Rede and PDT are those that most reject this type of approval. Finally, it was found that the PLs on home education in Brazil are affiliated with the home education movement in the USA. In the justifications of the Bills analyzed, almost all mention is made of the North American movement around home education, from its historical context to statistics and other data.pt_BR
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