Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62130

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Sidartha Sória e-
dc.contributor.authorVIANA, Aline de Amorim Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-04-03T19:38:21Z-
dc.date.available2025-04-03T19:38:21Z-
dc.date.issued2024-02-02-
dc.identifier.citationVIANA, Aline de Amorim Cordeiro. Cozinhar como ofício: chefs-artífices e o saber-fazer nas cozinhas profissionais. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62130-
dc.description.abstractA abordagem adotada neste estudo visa analisar a dinâmica sociológica da relação entre chefs de cozinha e o conjunto de conhecimentos, técnicas e habilidades inerentes à cozinha profissional, considerando a completa imersão e comprometimento dos informantes desde o início de suas jornadas até a constante busca pela excelência. Nesse sentido, os objetivos traçados incluem a comparação entre o trabalho de chef e a ideia de ofício segundo a perspectiva de Sennett (2012a), a investigação do processo de formação dos chefs levando em conta fatores sociais como valores familiares, experiência prévia no ofício, aprendizado, entre outros, e a análise das possíveis disparidades entre registros (receitas) e a prática na cozinha. Para atingir esses objetivos, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas em profundidade com questionário semi estruturado junto a cinco chefs de cozinha em Recife/PE. Através dessas entrevistas, foram exploradas suas percepções sobre o trabalho, procedimentos culinários, relatos do dia a dia da profissão, experiências de formação e desafios enfrentados, incluindo aspectos específicos para as mulheres neste ambiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologia dos ofíciospt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectArtíficespt_BR
dc.subjectRichard Sennettpt_BR
dc.titleCozinhar como ofício : chefs-artífices e o saber-fazer nas cozinhas profissionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7119311663204589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9585040053267523pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe approach adopted in this study aims to analyze the sociological dynamics of the relationship between chefs and the set of knowledge, techniques and skills inherent in professional cooking, considering the complete immersion and commitment of the informants from the beginning of their journeys to the constant search for excellence. In this sense, the objectives set include a comparison between the work of a chef and the idea of craft from Sennett's perspective (2012a), an investigation into the process of training chefs, taking into account social factors such as family values, previous experience in the craft, apprenticeship, among others, and an analysis of the possible disparities between records (recipes) and practice in the kitchen. To achieve these objectives, a qualitative study was conducted using in-depth interviews with a semi-structured questionnaire with five chefs in Recife/PE. These interviews explored their perceptions of their work, culinary procedures, day-to-day accounts of the profession, training experiences and challenges faced, including aspects specific to women in this environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aline de Amorim Cordeiro Viana.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons