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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorHORA, Girlaine Maria da-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:29:21Z-
dc.date.available2025-04-03T20:29:21Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.date.submitted2025-04-02-
dc.identifier.citationHORA, Girlaine Maria da. Recursos didáticos produzidos para os estudantes surdos no ensino de ciências e biologia na educação regular: uma revisão da literatura. 2025. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciencias Biologicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62134-
dc.description.abstractO ensino regular comum ainda enfrenta obstáculos na disponibilização de recursos inclusivos para estudantes surdos, devido à falta de capacitação adequada dos professores, que não recebem formação especializada, especialmente nos componentes curriculares como ciências e biologia, que abordam grande quantidade de conceitos e terminologias. Diante disso, o uso de recursos pedagógicos acessíveis é crucial para estabelecer estratégias que promovam a experimentação, a reflexão e o envolvimento ativo, tornando o processo de aprendizado mais relevante para esses estudantes. Esta pesquisa analisou a utilização de recursos didáticos considerados eficazes no ensino e aprendizagem de estudantes surdos, nessas disciplinas da educação básica em escolas regulares no Brasil, além de traçar o panorama regional da produção acadêmica sobre o tema por meio de uma abordagem quantitativa. Para isso, realizamos uma revisão da literatura com artigos publicados entre 2014 e 2024, consultando as bases de dados SciELO e o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que os recursos mais empregados incluem jogos, vídeos e modelos didáticos, devido à facilidade de produção, aos custos reduzidos e às contribuições para a construção do conhecimento por meio da LIBRAS. As áreas de citologia, embriologia e reprodução humana receberam maior atenção na produção de materiais, enquanto a botânica apresentou menor desenvolvimento de recursos adaptados. Em relação aos estudos por região, o Sudeste concentrou a maior quantidade de pesquisas. O uso de diferentes ferramentas pedagógicas configura-se como uma estratégia promissora, pois permite identificar os recursos mais eficazes para os estudantes surdos, auxiliando os professores na seleção e aplicação de materiais didáticos adequados às necessidades desses alunos na escola.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmateriais didáticospt_BR
dc.subjectensino pessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleRecursos didáticos produzidos para os estudantes surdos no ensino de ciências e biologia na educação regular: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARROS, Rafaela de Alcântara-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8325873191386428pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxRegular education still faces obstacles in providing inclusive resources for deaf students due to the lack of adequate training for teachers, who do not receive specialized training, especially in curricular components such as science and biology, which involve a large number of concepts and terminology. In view of this, the use of accessible pedagogical resources is crucial to establish strategies that promote experimentation, reflection, and active involvement, making the learning process more relevant for these students. This research analyzed the use of teaching resources considered effective in the teaching and learning of deaf students, in these subjects of basic education in regular schools in Brazil, in addition to outlining the regional panorama of academic production on the subject through a quantitative approach. To this end, we conducted a literature review with articles published between 2014 and 2024, consulting the SciELO databases and the CAPES Journal Portal. The results indicated that the most commonly used resources include games, videos and teaching models, due to their ease of production, reduced costs and contributions to the construction of knowledge through LIBRAS. The areas of cytology, embryology and human reproduction received the most attention in the production of materials, while botany showed the least development of adapted resources. Regarding studies by region, the Southeast concentrated the largest amount of research. The use of diverse pedagogical tools proves to be promising strategy, as it allows identifying the most effective resources for deaf students, assisting teachers in the selection and application of teaching materials appropriate to the needs of these students at school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961037425939829pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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