Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorLIMA, Gustavo Henrique de-
dc.date.accessioned2025-04-04T18:10:02Z-
dc.date.available2025-04-04T18:10:02Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationLIMA, Gustavo Henrique de. O ensino de história entre consensos e dissensos: relação entre formação continuada docente e currículo rizomático. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação inicial e continuada de professores de História e a vivência de um currículo rizomático. Esses elementos constituem o cenário da pesquisa que tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino fundamental anos finais. A investigação busca responder à seguinte questão: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica adotada na construção dos principais conceitos da investigação e na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para docentes de História. Os resultados apontam a complexidade que envolve a docência e, de modo especial, a docência em História. Refletem a necessidade de construção de saberes próprios ao ensino da disciplina, sobretudo para a vivência de um currículo rizomático que busca enfrentar tensões, consensos, dissensos, contingências, situações imprevisíveis. Apontam a necessidade de formação contínua capaz de responder às transformações sociais, culturais e políticas que atravessam vivência de um currículo rizomático. O produto resultante desta investigação é uma proposta de formação docente apoiada na Lei 11.645/2008 e no Parecer 14/2015 dela decorrente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO ensino de história entre consensos e dissensos : relação entre formação continuada docente e currículo rizomáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6566723720113036pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research has as its object of study the relationship between the initial and continuing education of History teachers and the experience of a rhizomatic curriculum. These elements are part of the research scenario that have as their general objective to understand the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History. Specifically, we aim to: (a) discuss the initial and continuing education of teachers, notably, of History teachers; (b) disagree on the curricular theories in which the conceptions of curriculum presented in the school routine were formulated, with a view to conceptualizing a rhizomatic curriculum; (c) develop a proposal for continuing education for History teachers in the final years of elementary school. The research aims to answer the following question: how is the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History in Basic Education? This is a qualitative bibliographic research adopted in the construction of the main concepts of the research and in the elaboration of a proposal for pedagogical training for History teachers. The results point to the complexity involved in teaching and, in particular, teaching in History. They reflect the need to build knowledge specific to teaching the subject, especially for the experience of a rhizomatic curriculum that seeks to face tensions, consensus, dissent, contingencies, and unpredictable situations. They point to the need for continuing education capable of responding to the social, cultural, and political transformations that permeate the experience of a rhizomatic curriculum. The product resulting from this research is a proposal for teacher training supported by Law 11.645/2008 and the Opinion 14/2015 arising therefrom.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique de Lima.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons