Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREIRE, Eleta de Carvalho | - |
dc.contributor.author | LIMA, Gustavo Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T18:10:02Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T18:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Gustavo Henrique de. O ensino de história entre consensos e dissensos: relação entre formação continuada docente e currículo rizomático. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação inicial e continuada de professores de História e a vivência de um currículo rizomático. Esses elementos constituem o cenário da pesquisa que tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino fundamental anos finais. A investigação busca responder à seguinte questão: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica adotada na construção dos principais conceitos da investigação e na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para docentes de História. Os resultados apontam a complexidade que envolve a docência e, de modo especial, a docência em História. Refletem a necessidade de construção de saberes próprios ao ensino da disciplina, sobretudo para a vivência de um currículo rizomático que busca enfrentar tensões, consensos, dissensos, contingências, situações imprevisíveis. Apontam a necessidade de formação contínua capaz de responder às transformações sociais, culturais e políticas que atravessam vivência de um currículo rizomático. O produto resultante desta investigação é uma proposta de formação docente apoiada na Lei 11.645/2008 e no Parecer 14/2015 dela decorrente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | O ensino de história entre consensos e dissensos : relação entre formação continuada docente e currículo rizomático | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6566723720113036 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1696659914933898 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has as its object of study the relationship between the initial and continuing education of History teachers and the experience of a rhizomatic curriculum. These elements are part of the research scenario that have as their general objective to understand the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History. Specifically, we aim to: (a) discuss the initial and continuing education of teachers, notably, of History teachers; (b) disagree on the curricular theories in which the conceptions of curriculum presented in the school routine were formulated, with a view to conceptualizing a rhizomatic curriculum; (c) develop a proposal for continuing education for History teachers in the final years of elementary school. The research aims to answer the following question: how is the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History in Basic Education? This is a qualitative bibliographic research adopted in the construction of the main concepts of the research and in the elaboration of a proposal for pedagogical training for History teachers. The results point to the complexity involved in teaching and, in particular, teaching in History. They reflect the need to build knowledge specific to teaching the subject, especially for the experience of a rhizomatic curriculum that seeks to face tensions, consensus, dissent, contingencies, and unpredictable situations. They point to the need for continuing education capable of responding to the social, cultural, and political transformations that permeate the experience of a rhizomatic curriculum. The product resulting from this research is a proposal for teacher training supported by Law 11.645/2008 and the Opinion 14/2015 arising therefrom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique de Lima.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons