Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62171

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jamerson Antônio de Almeida da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Filipe Gervásio Pinto-
dc.date.accessioned2025-04-04T23:31:49Z-
dc.date.available2025-04-04T23:31:49Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationBARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. Nexos e contradições entre a Educação do Campo e a Base Nacional Comum Curricular. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62171-
dc.description.abstractEsta tese trata dos nexos e contradições entre a Educação do Campo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil sob abordagem teórico-metodológica do Materialismo histórico- dialético (Marx, 2004; 2013b; Marx & Engels, 2010, Kosik, 1976, Netto, 2011; Lênin, 2021; Tse-tung, 2008; Martín-Martín, 2007; Guimarães, 1981, Sodré, 1963). A questão-problema desta pesquisa foi: quais os nexos e contradições entre a Educação do Campo e a BNCC? O objetivo geral consistiu em apreender os nexos e contradições presentes entre a Educação do Campo e a BNCC. Para dar cabo a tal finalidade geral da pesquisa, é que delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) analisar os fundamentos teóricos e legais da modalidade de Educação do Campo no Brasil, enfocando a sua dimensão curricular; b) analisar as determinações sócio-educativas, a estrutura curricular e os fundamentos da BNCC e c) relacionar os fundamentos teóricos e legais da Educação do Campo com as determinações sócio-educativas, estrutura pedagógica e com os fundamentos da BNCC. Realizamos uma discussão teórica a respeito da ideia de Via Prussiana, como via de desenvolvimento que alimentou uma formação social e uma via de desenvolvimento atrofiada e burocrática no Brasil (Engels, 2006; Lukacs; 2010; Sodré, 1963). Tratamos da relação entre a formação histórica do Brasil, o capitalismo burocrático e a história da Educação do Campo no Brasil e, por fim, da crise do capitalismo contemporâneo, no interior do qual se exerce no Brasil a hegemonia dos reformadores empresariais na educação e a corporificação de processos de decadência ideológica burguesa (Freitas; 2012). As fontes analisadas foram os documentos da Legislação Nacional da Educação do Campo; os fundamentos pedagógicos do Paradigma da Educação do Campo; a BNCC e suas legislações prévias. A análise dos dados da pesquisa demonstrou que a Educação do Campo no Brasil é atravessada pelo ruralismo pedagógico, cujas matrizes teóricas e legais são atualizadas no Paradigma da Educação do Campo, sob égide do neoprodutuvismo. A BNCC é um dos documentos que expressa a hegemonia dos reformadores empresariais na educação brasileira, orientados pelas políticas do imperialismo, sobretudo estadunidense, e tem nexos metabólicos com a Educação do Campo sintetizados pelo ideal de flexibilização curricular, focalização pedagógica e metodologias específicas e diferenciadas baseadas em itinerários formativos para a formação. Tais processos podem ser compreendidos como demarcados pela decadência ideológica burguesa (Coutinho, 2010b) e esvaziamento curricular, ao modo de uma modernização conservadora (Modonesi, 2018) presente na relação entre Educação do Campo e BNCC, em todas as etapas da oferta escolarizada básica. Através de uma perspectiva teórico- metodológica histórico-crítica é foi possível identificar nexos metabólicos e contradições pontuais entre Educação do Campo e BNCC.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectVia Prussianapt_BR
dc.subjectCapitalismo Burocráticopt_BR
dc.subjectDecadência Ideológicapt_BR
dc.subjectReformadores Empresariaispt_BR
dc.titleNexos e contradições entre a Educação do Campo e a Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911040109047998pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis deals with the links and contradictions between Rural Education and the National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil under a theoretical-methodological approach of historical-dialectical Materialism (Marx, 2004; 2013b; Marx & Engels, 2010, Kosik, 1976, Netto, 2011; 2007; Guimarães, 1981, Sodré, 1963). The problem question of this research was: what are the links and contradictions between Rural Education and BNCC? The general objective was to understand the links and contradictions present between Rural Education and BNCC. To achieve this general purpose of the research, we defined the following specific objectives: a) analyze the theoretical and legal foundations of the Rural Education modality in Brazil, focusing on its curricular dimension; b) analyze the socio-educational determinations, the curricular structure and the foundations of the BNCC and c) relate the theoretical and legal foundations of Rural Education with the socio-educational determinations, pedagogical structure and the foundations of the BNCC. We held a theoretical discussion regarding the idea of the Prussian Way, as a path of development that fed a social formation and an atrophied and bureaucratic path of development in Brazil (Engels, 2006; Lukcacs; 2010; Sodré, 1963). We deal with the relationship between the historical formation of Brazil, bureaucratic capitalism and the history of Rural Education in Brazil and, finally, the crisis of contemporary capitalism, within which the hegemony of business reformers in education and the embodiment of processes of bourgeois ideological decadence (Freitas; 2012). The sources analyzed were documents from the National Rural Education Legislation; the pedagogical foundations of the Rural Education Paradigm; the BNCC and its previous legislation. The analysis of the research data demonstrated that Rural Education in Brazil is crossed by pedagogical ruralism, whose theoretical and legal matrices are updated in the Paradigm of Rural Education, under the aegis of neo-productivism. The BNCC is one of the documents that expresses the hegemony of business reformers in Brazilian education, guided by the policies of imperialism, especially the United States, and has metabolic links with Rural Education synthesized by the ideal of curricular flexibility, pedagogical focus and specific and differentiated methodologies based in training itineraries for training. Such processes can be understood as demarcated by bourgeois ideological decadence (Coutinho, 2010b) and curricular emptying, in the form of a conservative modernization (Modonesi, 2018) present in the relationship between Rural Education and BNCC, in all stages of basic schooling provision. Through a historical-critical theoretical- methodological perspective, it was possible to identify metabolic links and specific contradictions between Rural Education and BNCC.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Filipe Gervásio Pinto Barbosa.pdf2,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons