Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196
Compartilhe esta página
Título: | Terrário como ferramenta didática no ensino de Biologia |
Autor(es): | GALVÃO, Miguel Herton Santos |
Palavras-chave: | ciências; educação; experimentação; sistemas terrestres |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Citação: | GALVÃO, Miguel Herton Santos. Terrário como ferramenta didática no Ensino de Biologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | Para aprimorar a aprendizagem em educação ambiental e saúde, este trabalho propõe a construção de um terrário como recurso didático para estudantes do Ensino Médio na disciplina de biologia. Sendo o terrário um ambiente fechado onde seres vivos podem ser mantidos em condições controladas de temperatura, umidade, iluminação, solo, buscamos mostrar algumas opções práticas de como desenvolver uma atividade voltada para a educação ambiental e saúde, e de como os organismos vivos são afetados em um ambiente específico. Dois terrários foram montados com o uso de materiais simples como pedras, areia, solo e plantas, pequenos insetos, representando os seres vivos, foram submetidos a um terrário sem inferência humana, que seria o ambiente livre da fumaça de cigarro (terrário verde). Um segundo terrário da mesma forma, foi sujeito à interferência humana, em um ambiente considerado tóxico (terrário vermelho), contendo fumaça de cigarro. Ao participarem da criação de terrários com e sem interferência, os estudantes podem compreender melhor como esses sistemas são influenciados por aspectos bióticos e abióticos ao longo do tempo; como os seres sofrem com os efeitos de poluentes; e como os terrários refletem os sistemas naturais em que vivemos em nossas comunidades e cidades. A atividade planejada é de fácil execução, de baixo custo, e é uma atividade dinâmica, que permite que o docente explore alternativas para o melhor entendimento dos estudantes acerca de conceitos biológicos e ecológicos do nosso dia a dia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MIGUEL HERTON SANTOS GALVÃO.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons