Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62202
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAZ, Márcia Ivo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jessica Laurentino Conceição da Mota | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T19:41:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T19:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jessica Laurentino Conceição da Mota. A prática da leitura e a importância da biblioteca escolar: um estudo de caso na cidade do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62202 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi apresentar fatores relacionados à prática de leitura em bibliotecas escolares do município de Recife, estado de Pernambuco, refletindo sobre a sua importância na formação de leitores. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando revisão bibliográfica com aplicação de questionários em bibliotecas escolares municipais, estaduais e particulares. Os dados revelaram carência de bibliotecários capacitados, o que impacta diretamente na organização dos acervos e no desenvolvimento de atividades educativas. Por outro lado, foram identificadas práticas de incentivo à leitura, como rodas de leitura e atividades culturais, que contribuem para a educação leitora dos alunos. Revelou também a importância de uma abordagem colaborativa entre bibliotecários, professores e gestores, com o objetivo de integrar as bibliotecas ao currículo escolar. O estudo destacou ainda a influência dos hábitos de leitura na infância, enfatizando o papel das famílias no incentivo à leitura em parceria com a escola. Discutiu também o uso da tecnologia como ferramenta aliada na formação de leitores, ao passo em que aponta os riscos do uso excessivo e desequilibrado desses recursos no processo educativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas escolares (Recife) | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário escolar | pt_BR |
dc.subject | Hábito de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | A prática da leitura e a importância da biblioteca escolar: um estudo de caso na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8904627186733800 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study was to analyze the factors that influence reading practices in school libraries in the municipality of Recife, state of Pernambuco, reflecting on its importance in shaping readers. To this end, a mixed methodological approach was adopted, combining literature review with the application of questionnaires in municipal, state, and private school libraries. The data revealed a lack of trained librarians, which directly impacts the organization of collections and the development of educational activities. On the other hand, reading promotion practices were identified, such as reading circles and cultural activities, which contribute to the students' reading education. The study also revealed the importance of a collaborative approach among librarians, teachers, and administrators, with the goal of integrating libraries into the school curriculum. Additionally, it highlighted the influence of reading habits in childhood, emphasizing the role of families in promoting reading in partnership with schools. It also discussed the use of technology as an allied tool in shaping readers while pointing out the risks of excessive and unbalanced use of these resources in the educational process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jessica Laurentino.pdf | 17,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons