Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRAZ, Márcia Ivo-
dc.contributor.authorSILVA, Jessica Laurentino Conceição da Mota-
dc.date.accessioned2025-04-10T19:41:41Z-
dc.date.available2025-04-10T19:41:41Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Laurentino Conceição da Mota. A prática da leitura e a importância da biblioteca escolar: um estudo de caso na cidade do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62202-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi apresentar fatores relacionados à prática de leitura em bibliotecas escolares do município de Recife, estado de Pernambuco, refletindo sobre a sua importância na formação de leitores. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando revisão bibliográfica com aplicação de questionários em bibliotecas escolares municipais, estaduais e particulares. Os dados revelaram carência de bibliotecários capacitados, o que impacta diretamente na organização dos acervos e no desenvolvimento de atividades educativas. Por outro lado, foram identificadas práticas de incentivo à leitura, como rodas de leitura e atividades culturais, que contribuem para a educação leitora dos alunos. Revelou também a importância de uma abordagem colaborativa entre bibliotecários, professores e gestores, com o objetivo de integrar as bibliotecas ao currículo escolar. O estudo destacou ainda a influência dos hábitos de leitura na infância, enfatizando o papel das famílias no incentivo à leitura em parceria com a escola. Discutiu também o uso da tecnologia como ferramenta aliada na formação de leitores, ao passo em que aponta os riscos do uso excessivo e desequilibrado desses recursos no processo educativo.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecas escolares (Recife)pt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA prática da leitura e a importância da biblioteca escolar: um estudo de caso na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8904627186733800pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to analyze the factors that influence reading practices in school libraries in the municipality of Recife, state of Pernambuco, reflecting on its importance in shaping readers. To this end, a mixed methodological approach was adopted, combining literature review with the application of questionnaires in municipal, state, and private school libraries. The data revealed a lack of trained librarians, which directly impacts the organization of collections and the development of educational activities. On the other hand, reading promotion practices were identified, such as reading circles and cultural activities, which contribute to the students' reading education. The study also revealed the importance of a collaborative approach among librarians, teachers, and administrators, with the goal of integrating libraries into the school curriculum. Additionally, it highlighted the influence of reading habits in childhood, emphasizing the role of families in promoting reading in partnership with schools. It also discussed the use of technology as an allied tool in shaping readers while pointing out the risks of excessive and unbalanced use of these resources in the educational process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jessica Laurentino.pdf17,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons