Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62212

Compartilhe esta página

Título: Desafios da implementação da política nacional de educação permanente em saúde no nível municipal: revisão integrativa de literatura
Autor(es): FERREIRA, Ruth Gabryella dos Santos
Palavras-chave: capacitação de recursos humanos em saúde; Educação permanente; Política de saúde; Sistema Único de Saúde.
Data do documento: 7-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Ruth Gabryela dos Santos. Desafios da implementação da política nacional de educação permanente em saúde no nível municipal: revisão integrativa de literatura. 2025. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Saúde Coletiva, Centro Acadêmico de Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2025.
Abstract: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde busca transformar as práticas de formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde, impulsionando uma educação contínua e integrada ao trabalho. Conectando o ensino, trabalho e gestão do sistema, visando aprimorar os profissionais para que melhore o acesso e qualidade dos serviços ofertados pelo SUS. O estudo tem como objetivo analisar a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no âmbito municipal. Trata-se de uma revisão integrativa, considerando os seguintes descritores: “capacitação de recursos humanos em saúde”, “educação permanente”, “política de saúde” e “Sistema Único de Saúde”. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde e no Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram selecionados 21 artigos, os quais foram lidos na íntegra e os principais resultados foram sistematizados em temas relacionados aos objetivos específicos. A participação dos profissionais de saúde na construção das ações educativas é essencial, visto que é um modo de garantir que a educação permanente esteja realmente conectada com o que é vivido no dia a dia das equipes. A Educação Permanente é uma política imprescindível para o Sistema Único de Saúde, uma vez que ela possibilita a qualificação contínua dos profissionais, onde promove melhorias na qualidade da assistência e na efetividade das ações de saúde no SUS.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62212
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (1).pdf440,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons