Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218

Comparte esta pagina

Título : Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o Ensino de Genética de populações
Autor : SILVA, Giselle Camila do Nascimento
Palabras clave : Ensino médio; Lúdico; Genética de populações; Mecanismos evolutivos; Jogo
Fecha de publicación : 19-mar-2025
Citación : SILVA, Giselle Camila do Nascimento. Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o ensino da genética de populações. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : A Genética de Populações busca compreender o arcabouço genético das populações, bem como as alterações genéticas ao longo do tempo nas espécies. Essa área envolve cálculos matemáticos para analisar o comportamento das frequências alélicas e genotípicas nas populações. No entanto, no contexto educacional, é recorrente a dificuldade dos alunos em compreender a Genética de Populações, por ser relatada como complexa devido seu nível de abstração dos conceitos genéticos, aos cálculos e mecanismos evolutivos. Por isso, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de um jogo de tabuleiro para o terceiro ano do ensino médio, para estimular a aprendizagem através de uma abordagem lúdica e interativa. Esses materiais foram desenvolvidos através da plataforma Canva, onde foram selecionados elementos para compor o design, como figuras e cores harmoniosas. Como resultado, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro denominado Genepop formato banner (Banner Médio) de tamanho 72 x 36 com 34 casas estrategicamente organizadas e planejadas para representar o DNA, sendo 10 casas com interrogações. Ademais, foram confeccionados 216 cartas, de tamanho 7,0 x 9,8 cm, sendo 108 cartas para compor a frente, com o símbolo do jogo e 108 cartas para o verso divididas em 7 categorias. Para complementar, foi elaborado um manual do jogo para auxiliar o docente a implementar essa estratégia nas aulas sobre o conteúdo da Genética de populações. Assim, espera-se que o Genepop torne os conceitos da Genética de Populações mais atrativos e que promova a construção do conhecimento de maneira eficiente, ao mesmo tempo que promova aulas mais dinâmicas e interativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-11
11,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons