Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218
Comparte esta pagina
Título : | Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o Ensino de Genética de populações |
Autor : | SILVA, Giselle Camila do Nascimento |
Palabras clave : | Ensino médio; Lúdico; Genética de populações; Mecanismos evolutivos; Jogo |
Fecha de publicación : | 19-mar-2025 |
Citación : | SILVA, Giselle Camila do Nascimento. Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o ensino da genética de populações. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Resumen : | A Genética de Populações busca compreender o arcabouço genético das populações, bem como as alterações genéticas ao longo do tempo nas espécies. Essa área envolve cálculos matemáticos para analisar o comportamento das frequências alélicas e genotípicas nas populações. No entanto, no contexto educacional, é recorrente a dificuldade dos alunos em compreender a Genética de Populações, por ser relatada como complexa devido seu nível de abstração dos conceitos genéticos, aos cálculos e mecanismos evolutivos. Por isso, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de um jogo de tabuleiro para o terceiro ano do ensino médio, para estimular a aprendizagem através de uma abordagem lúdica e interativa. Esses materiais foram desenvolvidos através da plataforma Canva, onde foram selecionados elementos para compor o design, como figuras e cores harmoniosas. Como resultado, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro denominado Genepop formato banner (Banner Médio) de tamanho 72 x 36 com 34 casas estrategicamente organizadas e planejadas para representar o DNA, sendo 10 casas com interrogações. Ademais, foram confeccionados 216 cartas, de tamanho 7,0 x 9,8 cm, sendo 108 cartas para compor a frente, com o símbolo do jogo e 108 cartas para o verso divididas em 7 categorias. Para complementar, foi elaborado um manual do jogo para auxiliar o docente a implementar essa estratégia nas aulas sobre o conteúdo da Genética de populações. Assim, espera-se que o Genepop torne os conceitos da Genética de Populações mais atrativos e que promova a construção do conhecimento de maneira eficiente, ao mesmo tempo que promova aulas mais dinâmicas e interativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA.pdf Artículo embargado hasta 2026-04-11 | 11,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons