Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Valdriele do-
dc.date.accessioned2025-04-10T22:58:29Z-
dc.date.available2025-04-10T22:58:29Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-04-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Valdriele do. A Construção psicomotriz nos anos iniciais do ensino fundamental à vida adulta. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219-
dc.description.abstractTem-se como construção a execução de uma prévia de um projeto bem elaborado, dessa forma, a inserção da psicomotricidade durante as aulas de Educação Física, promove ganhos positivos na vida da criança a longo prazo; a medida que vai sendo praticada e desenvolvida. Como ferramenta, a psicomotricidade constitui-se de uma abordagem multidisciplinar do corpo e mente humana, e sua interação com o ensino-aprendizagem é capaz de motivar a criança a criar possibilidades e desenvolver habilidades motoras que vão auxiliar no conhecimento corporal, expressões verbais e não verbais. Assim, o, o objetivo geral deste estudo foi entender como as intervenções por meio da psicomotricidade nas aulas de educação física nos anos iniciais do fundamental podem interferir nos ganhos funcionais e relacionais até a vida adulta; como objetivo específico tem-se: Descrever as habilidades funcionais e relacionais desenvolvidas a partir da construção psicomotriz durante os anos iniciais do ensino fundamental até a vida adulta. Esse é um trabalho de Revisão Bibliográfica, onde foram descritos, analisados e sintetizados, inúmeros estudos, e as pesquisas que nortearam o trabalho foram feitas em bases de dados, como: Scielo, PubMed, CAPES e Bibliotecas virtuais. Diante das evidências encontradas, a estruturação da Psicomotricidade pode interferir de maneira positiva nos ganhos funcionais e relacionais dos alunos que a praticam, considerando vivências e estímulos durante as práticas nas aulas de educação física durante o ensino fundamental.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAnos iniciais do fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleA construção Psicomotriz nos anos iniciais do Fundamental à vida adultapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxIt is possible to construct the execution of a preview of a well-elaborated project, thus, the inclusion of psychomotor skills during Physical Education classes promotes positive long-term gains in a child's life as it is practiced and developed. As a tool, psychomotor skills constitute a multidisciplinary approach to the human body and mind, and its interaction with teaching and learning is capable of motivating children to create possibilities and develop motor skills that will help with body knowledge, verbal and non-verbal expressions. Thus, the general objective of this study was to understand how interventions through psychomotricity in Physical Education classes in the early years of elementary school can interfere with functional and relational gains into adulthood; the specific objective is: To describe the functional and relational skills developed from psychomotor construction during the early years of elementary education into adulthood. This is a Literature Review work, where numerous studies were described, analyzed, and synthesized, and the research that guided the work was conducted in databases such as: Scielo, PubMed, CAPES, and Virtual Libraries. Based on the evidence found, the structure of Psychomotricity can positively interfere with the functional and relational gains of students who practice it, considering experiences and stimuli during the practices in Physical Education classes during elementary school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VALDRIELE.pdf498,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons