Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62222

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIPPO, Bruno Rodrigo da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Mylena da-
dc.date.accessioned2025-04-11T11:34:33Z-
dc.date.available2025-04-11T11:34:33Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Mylena da. Efeitos da dupla tarefa no equilíbrio de idosos: um estudo de revisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62222-
dc.description.abstractIntrodução: A prática do treinamento de Dupla Tarefa é uma das estratégias utilizadas na manutenção das capacidades funcionais de idosos, promovendo uma maior qualidade de vida especialmente no que se refere a independência na realização das atividades da vida diária. Objetivo: Analisar como a Dupla Tarefa afeta o equilíbrio de idosos. Métodos: Caracteriza- se como um estudo de revisão integrativa, na qual foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo.org (Scientific Eletronic Library Online) e Pubmed (National Library of Medicine 's– NLM). Foram utilizados os descritores na língua inglesa: “balance”, “old”, “elderly”, e também o termo “dual task”. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos que trouxessem em seu título e resumo os termos descritores da busca e que abordassem a temática do presente estudo de forma a responder a problemática do mesmo. Resultados: Um total de 58 artigos foram identificados, porém apenas 9 foram incluídos no estudo seguindo os critérios de elegibilidade. Após análise detalhada dos artigos selecionados para compor o presente estudo foram identificados o seguinte resultado: nos artigos onde foram realizadas intervenções com o treinamento de Dupla Tarefa foi possível identificar um efeito positivo no que se refere ao equilíbrio de idosos enquanto os que não tinham intervenção na sua metodologia apontaram a Dupla Tarefa como fator de risco para quedas em idosos Conclusão: Os estudos que trouxeram a Dupla Tarefa apenas como testes, sem intervenções, mostraram que os idosos quando são submetidos a situações em que precisam realizar duas tarefas simultâneas, tendem a perder o equilíbrio ofertando maior risco de quedas. Entretanto os estudos que realizaram um treinamento de Dupla Tarefa mostraram que há benefícios motor e cognitivo capaz de reduzir o risco de quedas nos idosos. Sendo assim, trabalhos futuros devem ser realizados afim de encontrar um protocolo adequado para o treinamento de Dupla Tarefa.pt_BR
dc.format.extent28ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.subjectDupla Tarefapt_BR
dc.titleEfeitos da dupla tarefa no equilíbrio de idosos : um estudo de revisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8150945567755393pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1255714190703560pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Dual Task training is one of the strategies used to maintain the functional capacities of elderly individuals, promoting a better quality of life, especially with regard to independence in carrying out activities of daily living. Objective: To analyze how Dual Task affects the balance of elderly individuals. Methods: This is an integrative review study, in which searches were carried out in the following databases: Scielo.org (Scientific Electronic Library Online) and Pubmed (National Library of Medicine - NLM). The following descriptors were used in English: “balance”, “old”, “elderly”, and also the term “dual task”. The eligibility criteria included studies that included the search terms in their title and abstract and that addressed the theme of the present study in order to answer its problem. Results: A total of 58 articles were identified, but only 9 were included in the study following the eligibility criteria. After detailed analysis of the articles selected to compose the present study, the following result was identified: in the articles that carried out interventions with Dual Task training, it was possible to identify a positive effect regarding the balance of elderly people, while those that did not have intervention in their methodology indicated Dual Task as a risk factor for falls in elderly people. Conclusion: Studies that used Dual Task only as tests, without interventions, showed that elderly individuals tend to lose their balance when they are subjected to situations in which they need to perform two tasks simultaneously, which increases the risk of falls. However, studies that performed Dual Task training showed that there are motor and cognitive benefits capable of reducing the risk of falls in elderly individuals. Therefore, future studies should be carried out in order to find an appropriate protocol for Dual Task training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thais Mylena da Silva.pdf389,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons