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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62254

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Thiago André Moura de-
dc.contributor.authorSILVA, Nilson Adriano da-
dc.date.accessioned2025-04-11T19:47:23Z-
dc.date.available2025-04-11T19:47:23Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.date.submitted2025-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Nilson Adriano da. Sofrimento, arte e redenção: a centralidade da música na metafísica schopenhaueriana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62254-
dc.description.abstractEste artigo visa examinar como e por que a experiência estética, especialmente a musical, pode ser concebida como um recurso suspensivo temporário dos sofrimentos, à luz da filosofia de Schopenhauer. Enquanto cópia da Vontade, ela expressa a essência primordial que subjaz à realidade fenomênica. Entre as formas artísticas, é destacada como uma manifestação direta e universal capaz de transcender a esfera racional e de atingir o âmago do indivíduo, proporcionando alívio estético e existencial. Para Schopenhauer, o prazer estético não apenas ameniza o sofrimento inerente à condição humana, mas também oferece um momento de contemplação e reconexão com a essência da vida. A capacidade genial tem grande importância nesse processo; por ela, o artista traduz e facilita em sua obra as Ideias da realidade. Por ser o expresso puro da Vontade, a música assume um papel diferenciado das demais artes, sendo capaz de comunicar-se livremente, profundamente e atemporalmente com o íntimo humano.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectVontadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.titleSofrimento, arte e redenção : a centralidade da música na metafísica schopenhauerianapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7999537660833128pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9890269097399161pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to examine how and why aesthetic experience, particularly musical experience, can be conceived as a temporary suspensive resource for suffering, in light of Schopenhauer's philosophy. As a copy of the Will, it expresses the primordial essence that underlies phenomenal reality. Among artistic forms, it is highlighted as a direct and universal manifestation capable of transcending the rational sphere and reaching the core of the individual, providing aesthetic and existential relief. For Schopenhauer, aesthetic pleasure not only alleviates the suffering inherent to the human condition but also offers a moment of contemplation and reconnection with the essence of life. Genius plays a significant role in this process; through it, the artist translates and facilitates the Ideas of reality in their work. As the pure expression of the Will, music assumes a distinct role compared to other arts, being capable of communicating freely, deeply, and timelessly with the human inner self.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0003-6546-7090pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Bacharelado)

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